Salve à todas e todos!
Mais um capítulo do documentário “Nem Deus Nem Mestres: Uma história do anarquismo” será exibido em nosso 2º encontro do Grupo de Estudos Anarquistas – Sorocaba, na próxima quarta-feira, dia 26 de setembro, a partir das 18h00, no auditório do ATLab da UFSCar.
Além da exibição do documentário seguida de debate a partir dos recortes históricos que traz, foi combinada uma primeira sugestão de leitura baseada no curso de história do anarquismo do Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA), com o texto “Anarquismo“, de Piotr Kropotkin. Ambos links seguem abaixo.
Link do texto: https://bit.ly/2QSnnLr
Link do filme: https://bit.ly/2MpFLsh
Sinopse:
A história de um movimento que, de Paris a Nova York e de Tóquio a Buenos Aires, soprou seu vento de liberdade e revolta no mundo. A ponto de tornar-se ainda no século XIX um dos mais influentes e contribuir decisivamente para a conquista de avanços sociais e direitos mínimos para as classes subalternas, como a redução da jornada de trabalho.
Segunda parte: 1907-1921 Terra e Liberdade: 52 minutos
O individualismo, as colônias experimentais e da pedagogia libertária, os ateneus libertários e as propostas de amor livre, a expropriação e a repressão do Estado, a revolução Mexicana, Russa e na Ucrânia.
O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas, simpáticas, curiosas! É só chegar.
Materiais libertários para exposição, divulgação e sugestão de estudo são bem-vindos.
Por um mundo livre de opressões, atitudes intolerantes não passarão batidas.
FB: https://www.facebook.com/events/731860457157049/
Grupo de Estudos Anarquistas – Sorocaba
agência de notícias anarquistas-ana
O luar no mar.
Um peixe salta, enlevado,
banhado de prata.
Jacy Pacheco
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…