Nos ensaios que são reunidos neste livro, buscamos, fiéis tanto aos escritos do próprio Kafka quanto aos testemunhos biográficos disponíveis, restituir a dimensão real do interesse de Kafka pelo anarquismo, sem para tal nem os amplificar nem os minimizar, como se fosse proibido para um escritor importante ser seduzido pelas ideias anarquistas.
Não pretendemos é claro que esta grade de leitura abra todas as portas do imenso edifício que constitui a obra de Kafka. Ao contrário. Entretanto, a questão é saber porque a crítica oficial preferiu deixar esta porta hermeticamente fechada – a porta que permite descobrir a crítica exercida por esse excepcional “dissecador do poder” – nos deixando assim uma imagem incompleta desse grande escritor.
Costas Despiniadis nasceu em 1978, na Grécia, e vive em Tessalônica. Ele criou em 2001 a revista e as edições Panopticon. Além de tradutor e editor, ele colaborou com numerosas editoras gregas. Alguns de seus textos e livros foram traduzidos em francês, alemão, inglês, macedônico, búlgaro e espanhol.
Kafka et les anarchistes
Insubordination, intransigeance, refus de l’autorité
120 páginas
8,00 EUR
atelierdecreationlibertaire.com
agência de notícias anarquistas-ana
as nuvens vermelhas,
o sol sumindo no rio
– silêncio noturno
Zemaria Pinto
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…