Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Outubro / 18 / [Grécia] Experiências de tortura e prisão vividas por anarquistas no Irã – Parte I

[Grécia] Experiências de tortura e prisão vividas por anarquistas no Irã – Parte I

By A.N.A. on 18 de Outubro de 2018

grecia-experiencias-de-tortura-e-prisao-vividas-1

Durante horas, eles empurraram minha cabeça contra uma mesa de ferro. Naquele quarto, havia um barril de água pendurado no teto. Do barril pingavam pequenas gotas de água na mesa de ferro. Eu tinha que ficar em silêncio e escutar as gotas de água pingando, em agonia.

Naquela época, eu era um jovem de dezesseis anos com visões anarquistas e crenças ateístas. Eu fui torturado por causa da minha visão ateísta e do meu posicionamento antigoverno enquanto era um aluno da Shahid Chamran School, em Zarghan, no Irã.

O nome da pessoa que me torturou era Seyed Jaáfari; ou pelo menos era assim que o chamavam.

Durante o interrogatório, na maior parte do tempo, havia uma garrafa de vidro vazia em cima da mesa. Eu não tinha outra escolha a não ser aceitar tudo que me diziam, até mesmo coisas que eu nunca tinha feito. Eles me disseram que, se eu não aceitasse tudo que diziam, iriam me estuprar com aquela garrafa vazia.

Nós lutávamos por liberdade, por igualdade, e fomos torturados, estivemos sob ameaça. Aos meus dezesseis anos, eu era um preso político anarquista no Irã.

Havia muitas pessoas lá, e muitas delas eram garotas. Os oficiais da Guarda Revolucionária as estupravam todos os dias. Quando eu estava no centro de detenção, meu quarto era perto da câmara de tortura. Eu podia escutar as vozes e gemidos; minha moral estava totalmente destruída, por várias vezes eu quis cometer suicídio. Mas eu pensava que tinha que sobreviver para poder dizer o que acontecera ali. Eu tinha que sobreviver por vingança.

Agora estou na Grécia, mas eu não vou esquecer, nem perdoar.

Abtin Parsa

06 de outubro de 2018

Fonte: http://asranarshism.com/1397/07/15/anarchist-146/

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/31/grecia-terrorismo-de-estado-tortura-nas-ruas-secundarias-de-atenas/

Tradução > breu

agência de notícias anarquistas-ana

Pesos de papel
sobre os livros de figuras –
Vento de primavera.

Takai Kitô

Posted in Geral, Grécia, Movimentos Políticos & Sociais, Repressão | Tagged Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Luana em Da Crueldade à Revolução: O Caso Orelha como Sintoma do Capitalismo e Chamado à Insurreição18 de Fevereiro de 2026

    Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!

  2. Raphael Cruz em Café com Anarquia #1 | “Sacudamos o tédio. Anarquia, ciência, corpo”, de Camillo Berneri13 de Fevereiro de 2026

    Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…

  3. Ilan Shalif em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…

  4. Herik em Desconstruindo Altares: Por um Anarquismo Sem Gurus e Sem Compromissos com o Poder11 de Fevereiro de 2026

    crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.

  5. Sara em Frank Fernández (1932–2026). Historiador do anarquismo cubano, militante libertário e intelectual no exílio2 de Fevereiro de 2026

    Que a terra lhe seja leve, compa!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários