Admirado em sua época pelos intelectuais de todo o mundo, o pensamento do filósofo, sociólogo, médico psiquiatra, teósofo, docente e escritor ítalo-argentino José Ingenieros, volta a ser lido com notável interesse pelos que estão interessados em compreender os meandros da mente humana. Se bem que muitas de suas teorias devem ser consideradas em outro marco histórico, a maior parte do “corpus” principal de seu pensamento tem hoje plena vigência, especialmente ao que se refere às ideias anarquistas e do socialismo atual.
Nascido como Giuseppe Ingegnieri em Palermo (Itália), em 1877, imigrou criança à Argentina, onde desenvolveu uma notável atividade intelectual e acadêmica na Universidade de Buenos Aires e como funcionário do Estado. Se doutorou em várias carreiras universitárias, muitas delas criadas por ele mesmo. Também realizou estudos de alto nível em universidades de Paris, Genebra, Lausane e Heidelberg. Seus livros e trabalhos acadêmicos foram traduzidos a numerosas línguas nas quais circularam durante todo o século XX. Morreu em 31 de outubro de 1925, aos 48 anos.
El hombre mediocre
José Ingenieros
Los libros de la Araucaria, Buenos Aires 2019
229 págs. Rústica 20×13 cm
ISBN 9789871300488
$15.00
librosaraucaria.com
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
No perfume das flores de ameixa,
O sol de súbito surge –
Ah, o caminho da montanha!
Matsuo Bashô
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…