No dia 04 de fevereiro, terça-feira, às 19 horas, acontece o bate-papo “Amor e Anarquia”, com a socióloga argentina Laura Fernández Cordero e os professores Margareth Rago e Acácio Augusto. Entrada gratuita.
“O anarquismo evidenciou a politicidade do sexo antes dos acontecimentos que provocaram o dr. Sigmund Freud, antes dos ensaios soviéticos, antes da liberdade erótica dos anos sessenta, antes da queima dos sutiãs, antes de que se escrevesse a própria história da sexualidade. Somou-se muito cedo à tematização da emancipação das mulheres e do amor livre, e discutiu essas ideais como nenhuma outra expressão de esquerda: com mais intensidade e com a convicção de que a emancipação humana não seria nada sem a emancipação sexual.”
Laura Fernández Cordero é socióloga e doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires. Investigadora do CONICET, com sede no Centro de Documentación e Investigación de la Cultura de Izquierdas (CeDInCI/UNISAM), publicou o livro Amor y Anarquismo. Experiencias pioneras que pensaron y ejercieron la libertad sexual (Siglo XXI, 2017) é co-autora de Vidas en lucha. Conversaciones, Judith Butler, Virgina Cano y Laura Fernández Cordero (Katz Ed.,2019).
Margareth Rago é professora titular colaboradora do Depto de História da UNICAMP, autora de Do Cabaré ao Lar. A utopia da cidade disciplinar e a resistência anarquista; Os prazeres da Noite; Foucault, Anarquismo e História; com Maurício Pelegrini, organizou a coletânea Neoliberalismo, Feminismos, Contracondutas: perspectivas foucaultianas (Intermeios, 2019).
Acácio Augusto é professor no Departamento de Relações Internacionais da UNIFESP, coordenador do LASInTec (Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de monitoramento www.lasintec.org) e pesquisador no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária www.nu-sol.org). Autor de Política e polícia: cuidados, controles e penalizações de jovens (Rio de Janeiro: Lamparina, 2013), entre outros trabalhos.
Quando: Terça-feira, 4 de fevereiro, a partir das 19h00
Local: Tapera Taperá | Av. São Luis, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metrópole, São Paulo-SP
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
No coração da noite
gemidos & sussurros
humanizando os postes.
Simão Pessoa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!