É assim que a democracia se parece. No sábado, 9 de maio de 2020, por volta das duas da madrugada dezenas de policiais da tropa de choque grega e da polícia motorizada Delta cercaram a praça Agiou Georgiou em Kypseli, Atenas, e sem nenhum aviso prévio causaram um caos no bairro. Eles primeiro cortaram a energia elétrica da praça e seguiram com o ataque às pessoas que estavam apenas andando por ali depois de 6 semanas de quarentena, com granadas de flash, gás lacrimogêneo e cassetetes. Mas eles não pararam por aí, jogaram gás asfixiante nas estreitas ruas residenciais enquanto a maioria das pessoas estava dormindo. Então os policiais da Delta começaram a perseguir pessoas nas ruas, batendo em qualquer um que fosse discutir com eles, quem quer que estivesse correndo, assim como pessoas que saíram nas ruas para ver o que tinha acontecido. Pessoas que mais tarde se reuniram do lado de fora da sede da polícia de Atenas, onde alguns dos detidos foram levados, também foram espancados sem razão e perseguidos nas ruas do bairro Ampelokipi.
Bater e gás lacrimogêneo parecem ser o antídoto básico que o Estado grego pode oferecer ao coronavírus, e não testes médicos ou máscaras.
>> Assista o vídeo (03:54) aqui:
Tradução > Brulego
agência de notícias anarquistas-ana
Escorre pela folha
a tarde imensa,
pousada em gota d’água.
Yeda Prates Bernis
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…