Continuamos com nossos ciclos de cinema anarquista, nesta ocasião projetaremos todas as quintas-feiras de abril, o filme de Peter Watkins, “La Commune”. Dado que é um longa-metragem de 6 horas aproximadamente, se apresentará em 4 blocos, cada quinta-feira às 19h00.
A seguir uma pequena resenha deste filme:
Paris foi sacudida por múltiplos levantamentos populares durante sua história, os quais se conhecem como Revolução Francesa (1789), as revoluções de 1830 e 1848, a Comuna de Paris de 1871, o levantamento de agosto de 1944, o maio de 1968 e recentemente os distúrbios raciais de 2005 e os protestos dos coletes amarelos de 2020. Cada um destes acontecimentos teve suas particularidades e o uso da violência esteve ligado à necessidade de sobrepujar a repressão estatal.
Este 18 de Março se completaram 150 anos da Comuna de Paris, quando os habitantes da cidade tomaram o controle desta, frente ao colapso do Estado francês, pelo fracasso na guerra Franco Prussiana e a necessidade do povo de melhorar suas condições de vida.
O filme de Peter Watkins narra de maneira absolutamente original os acontecimentos de 1871, mediante a introdução de dois jornalistas televisivos, um oficialista e outra revolucionária, que através de relatos e entrevistas aos protagonistas da revolta, vão mostrando duas visões contrapostas. Assim, este filme não só nos leva a conhecer o fato histórico, mas também a refletir sobre o papel da imprensa oficial e a necessidade de construir canais de difusão antagônicos ao poder.
Sindicato Ofícios Vários Santiago
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/22/chile-ciclo-de-cinema-anarquista-online/
agência de notícias anarquistas-ana
Paineira em flor:
Casa-grande abandonada,
sem telha nem porta
H. Masuda Goga
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!