Entender a invasão da Ucrânia pela Rússia neste início de 2022 requer um percurso por algumas das questões não resolvidas deixadas pelo século XX, em especial a derrota da luta pelo socialismo e a reemergência do problema das nacionalidades. O texto a seguir tentará contribuir para esse debate com algumas contextualizações. Começaremos pela discussão sobre a relação da Rússia e da URSS com a luta pelo socialismo, faremos um parêntesis para apresentar algumas particularidades da chamada “esfera de influência” russa, passaremos pela trajetória da Rússia pós-soviética e seu reerguimento com Putin, pela reconquista do status de competidor geopolítico (coincidindo com a origem do conflito com a Ucrânia), pelo histórico das relações entre Rússia e Ucrânia no século XX, para chegar ao debate sobre a invasão de 2022; e concluímos com a relação entre as crises capitalistas e as guerras atuais.
>> Para ler o texto na íntegra, clique aqui:
agência de notícias anarquistas-ana
Grande sol poente
chupa no horizonte
estrada serpenteante
Winston
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…