
L’Espace Noir (O Espaço Negro) é uma cooperativa cultural autogerida de inspiração libertária, criada em 1984. Durante os dois primeiros anos, o edifício teve que ser renovado. Em 1990, foi criada uma cooperativa para comprar o edifício propondo às pessoas a compra de uma ou mais de suas partes. Mais de 300 pessoas responderam a este apelo e nasceu a Imagine, a cooperativa que se tornou a proprietária do edifício, que hoje tem várias centenas de membros. Em seus vários anos de vida, o Espace Noir se tornou um marco para a cidade.
Abriga um teatro, um cinema (o menor da Suíça), uma galeria, uma taberna, uma livraria, um infoponto, um albergue e agora abriga famílias de refugiados. O Espace Noir encontra seu pensamento e ação nos ideais da tendência antiautoritária da Internacional. Um lugar importante a 500 m de onde tudo começou, em setembro de 1872.
agência de notícias anarquistas-ana
quantos pirilampos
posso contar esta noite?
caminho enluarado
José Marins
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!