Apresentação
Este minicurso tem como objetivo, uma análise histórica e teórica sobre o fenômeno do fascismo. O objeto do minicurso é a formação e ascensão do fascismo italiano e alemão, em seu respectivo contexto histórico e os debates historiográficos pertinentes.
Objetivos
O combate ao fascismo passa por uma compreensão correta deste fenômeno. O minicurso focará principalmente no momento de emergência dos movimentos fascistas e a consolidação dessa ideologia autoritária em seus respectivos países. A análise dos regimes fascistas, principalmente durante a II Guerra Mundial será periférica no presente minicurso. Interessa-nos a consolidação desses movimentos e sua ascensão política diante a aguda crise das primeiras décadas do século XX e em menor grau, a análise da militância anarquista que presenciou e combateu a ascensão do fascismo.
Programação: Os temas da aula são os seguintes: 1) Introdução ao tema, 2) contexto histórico de emergência do fascismo, 3) a formação dos movimentos fascistas, 4) o caso italiano, 5) o caso alemão, 6) as interpretações historiográficas sobre o fascismo, 7) a compreensão do anarquismo sobre o fascismo.
Público: O curso é voltado a trabalhadores, militantes de movimentos populares, professores/as, estudantes e não-especialistas no tema em geral. Fascistas e simpatizantes do fascismo não são bem-vindos/as.
>> Mais infos: https://ithanarquista.wordpress.com/2022/10/17/introducao-ao-fascismo-historico-minicurso-presencial-rj/
agência de notícias anarquistas-ana
Ah! Oh! É tudo
O que se pode dizer —
Monte Yoshino em flor.
Yasuhara Teishitsu
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata