O Colectivo Libertário de Évora, precursor do Portal Anarquista, surgiu há precisamente 10 anos.
No final de Outubro de 2012 foi publicado na internet, no blogue com o mesmo nome, um apelo à participação anarquista na greve geral marcada para o dia 14 de novembro e, pouco depois, o Manifesto do Colectivo, que reunia habitualmente na Sociedade Harmonia Eborense. A apresentação pública do grupo aconteceu a 13 de Novembro, num encontro que juntou cerca de 40 pessoas, antecedida da passagem do filme “Terra e Liberdade”, na Associação “É Neste País”, em Évora.
Alguns meses depois o Colectivo decidiu dissolver-se, mantendo-se, no entanto,a página na internet e no facebook com o nome de Portal Anarquista (embora a página ainda mantenha o endereço de https://colectivolibertarioevora.wordpress.com/), pretendendo ser um veículo informativo e de memória libertária o mais abrangentes possível e juntando alguns outros companheiros e colaboradores.
Ao longo destes 10 anos a página no facebook cresceu exponencialmente tendo neste momento cerca de 11 mil “amigos”, enquanto que o blogue Portal Anarquista atinge já quase um milhão e trezentas mil visitas (mais exatamente 1.297.246 visitas) e um total de mais de 2.100 artigos publicados.
No último ano lançamos também o blogue “Memória Libertária”, no Sapo, para juntar num mesmo espaço todos os textos de caráter histórico e biográfico sobre o anarquismo português.
colectivolibertarioevora.wordpress.com
agência de notícias anarquistas-ana
Voar sempre, cansa –
por isso ela corre
em passo de dança
Eugénia Tabosa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!