O Centro Social Anarquista Manuel González Prada foi inaugurado e apresentado em 17 de setembro de 2022. É um fato histórico estruturar e dar vida a um local destas características, pois se trata de um espaço amplo com várias salas, onde principalmente haverá uma Biblioteca “Emilio López”, Hemeroteca, Videoteca e Arquivo Histórico do anarquismo na região peruana. O Centro Social também conta com um espaço para crianças recentemente inaugurado “Educar en Libertad” e uma Sala para palestras, apresentações, conferências e vídeos. O arquivo foi implementado em grande parte pelo acervo do Centro de Investigações Libertárias, com bastante material para ser catalogado e divulgado.
A importância de um Espaço deste tipo se reforça mais justamente com o caráter de Centro Social Cultural, o qual busca integrar o bairro circundante com as atividades educativas, culturais e sociais que se brindarão gratuitamente. Os/as que participamos do Centro Social temos vasta experiência em múltiplas iniciativas ácratas: Jornadas, Encontros, Marchas, Jornais, Coletivos, Editoras, etc., e buscamos, como ideia transcendental, difundir os ideais libertários de Manuel González Prada, por isso nosso local leva seu nome.
Somos anarquistas e nos sentimos honrados de que o Centro Social (ou Ateneu Anarquista) leve o nome de tão ilustre companheiro, mas sabemos que o que precisa é um árduo trabalho de difusão política à altura das circunstâncias. Desde muitos anos, como libertários, que não tínhamos a materialidade de um espaço e isto implica uma grande responsabilidade que se verá plasmada no que faremos no futuro. É um desafio e uma satisfação real montar passo a passo, prateleira por prateleira, livro por livro… todos os nossos sonhos e ideais, pois isto é só o começo do que queremos organizar.
As tarefas que urgem implementar em nosso CSMGP são:
- Terminar a implementação de nossa biblioteca anarquista “Emilio Lopez” com a compra de mesas, estantes, mobiliário, luzes, e um computador. A hemeroteca e a videoteca que é abundante terão um espaço próprio em nosso CS. Contamos com mil livros específicos em classificação.
- A compra de 4 mesas pequenas e suas respectivas cadeiras para nosso espaço para crianças “Educar en Libertad”. Estantes para a biblioteca e andar de recreação. Materiais para as diversas oficinas. Além de jogos didáticos.
- A implementação da sala de eventos. A mesma que servirá para recitais de poesia, conferências, ciclos de cine, oficinas, e demais atos culturais. Para isto necessitamos comprar 30 cadeiras para o público, um projetor, uma tela.
- Acondicionamento do quarto de hóspedes. Reparar as paredes, tetos e pintá-las.
- A compra de material para cobrir a parte traseira do CS.
- Acondicionamento da livraria, compra de estantes e demais materiais.
Todos vocês sejam bem-vindos ao novo Centro Social Manuel González Prada (Palca 228, Cercado de Lima).
>> Apoie clicando aqui:
https://www.gofundme.com/f/Apoio-centro-social-manuel-gonzalez-prada-de-lima?
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Eu limpo meus óculos
mas vejo que me enganei.
É lua nublada.
Neide Rocha Portugal
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!