[Chile] Palavras do companheiro anarquista Lucas Hernández

Na madrugada de 22 de dezembro de 2022 após uma série de buscas feitas a mando da delegacia de alta complexidade metropolitana sur, no marco de uma investigação por um atentado explosivo na direção nacional da gendermaria do Chile…

Fomos detidos 2 companheiros, meu irmão/companheiro e eu.

Naquele dia 22, a imprensa oficial divulga nossos rostos como um troféu, montando um espetáculo. E como já é de costume condenando antecipadamente a todos que decidem se rebelarem com este mundo de controle e castigo.

Os que ditaram e mantém nossa prisão não levam em conta a solidariedade anarquista, solidariedade que é a prova de muros e grades, de balas e algemas. Solidariedade que podemos tocar desde o primeiro momento ao chegar ao módulo onde me encontro. Os companheiros acusados do caso Susaron nos receberam com mãos cheias e fraternas.

Nestas linhas quero agradecer a todxs que se preocuparam: A família, companheirxs, amigxs, anônimxs e simpáticos as ideias que transbordam meu coração e pensamento individual. Um abraço para todxs.

A meus companheirxs no cárcere de San Miguel, companheirxs da prisão de La Gonzalina; Juan Aliste, Fancisco Solar, Marcelo Villaroel, Juan Flores, e Joaquín Garcia que desde o primeiro momento estão atentos ao meu irmão. Dando a ele uma mão solidária, burlando assim o isolamento e a distância desses muros frios.

Um abraço para todxs xs Rebeldes, Anarquistas, Niilistas, Subversivos e Conspiradores. Individualidades ou coletivos que aprofundem o conflito dentro e fora das prisões do mundo.

Desde as masmorras cabe dizer somente que: Seguirei de pé, firme e forte. A prisão não vai me quebrar, nem castigo algum. Minhas ideias seguem claras como indivíduo anarquista, sigo em conflito com a sociedade que perpetua e mantém a miséria.

A prisão é um lugar onde ninguém quer estar, mais esta será a parte do meu processo de crescimento pessoal e político. Temos o exemplo de luta, resistência e coerência de todxs nossxs companheirxs, que ao longo da história tem tido que assumir longas penas, coerência que para mim é mais exemplo que qualquer castigo que tentem me impor.

Da tumba de concreto, mando um abraço cheio de amor e orgulho a todos os que diariamente enfrentam a prisão: aos companheiros de Stgo 1, prisão de San Miguel, La Gonzalina e todxs que estão espalhadxs pelo mundo, em especial ao meu irmão que se encontra prisioneiro em Rancagua, te mando força e amor, aqui e seguirei com cabeça erguida.

Nunca impacientes com o inimigo

Nada acabou, tudo segue.

Meu cativeiro não será em vão

¡VIVA A ANARQUÍA!

Lucas Hernández

Prisioneiro anarquista

Módulo 1

Prisão/empresa Stgo 1

Janeiro 2023

Tradução > 1984

agência de notícias anarquistas-ana

A criança às costas
Brincando com meu cabelo —
Que calor!

Sono-jo