Convidamos a todes a participar do nosso encontro para discutir a leitura do livro Do Cabaré ao Lar da Margareth Rago contando com a participação da própria autora!
Fruto das discussões no nosso grupo de leituras, esse livro traz uma análise da história brasileira sob a perspectiva da classe trabalhadora no início do Século 20, colocando o movimento anarquista como sujeito decisivo ao influenciar a opinião pública a partir dos jornais operários. O livro aborda o discurso higienista da classe burguesa ao tratar o trabalhador como sujo, vil, bêbado e imoral, trazendo também a perspectiva da mulher e o ideal de mãe-esposa bela, recatada e do lar propagado pela classe dominante, a exploração do trabalho infantil e a luta anarquista pela educação libertária e por fim aborda a questão da moradia e das práticas sanitaristas.
Um livro incrível que surge após uma intensa pesquisa e que nos mostra a importância do movimento anarquista do século passado e como atualmente o capitalismo se apropriou de muitas de suas lutas.
Esse encontro entre o grupo de leituras de obras anarquistas, o Coletivo Anarquista do Vale do Sinos e o Centro de Investigações Libertárias para a Emancipação Proletária, e ainda contando com a participação da Margareth Rago, está imperdível!
agência de notícias anarquistas-ana
Ao redor do fogo
conversa fiada
tecendo o tempo!
Tânia Diniz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!