
No sábado (15/04) aconteceu no Centro Cívico de Alcázar de San Juan uma palestra colóquio a cargo de Ángeles Maestro e organizada pelo Sindicato anarcossindicalista CNT. O título da palestra era “Crise capitalista e controle social”.
A conhecida lutadora e ex-parlamentar pelo IU (Esquerda Unida) começou sua intervenção agradecendo a CNT o convite, dando ênfase no fato de que um sindicato anarquista convida a dar uma palestra, a uma reconhecida comunista como ela.
Uma vez metida na matéria, Maestro começou a expor os sintomas e sinais que evidenciam a crise do capitalismo; e como este aumenta os mecanismos de controle social para manter a classe trabalhadora dócil, ante a situação atual e a piora que se avizinha pelo avanço da própria crise capitalista.
Em relação ao controle social que desde as elites capitalistas exercem sobre a classe obreira, destacou a pandemia do Covid como um momento determinante de experimentação e aprofundamento dos métodos de controle.
Não obstante, Ángeles Maestro pôs as atuais mobilizações na França como exemplo de esperança para a luta pela defesa e conquista de direitos sociais. Expôs que a França demonstra o caminho, onde a organização desde a base, a luta constante nos locais de trabalho e na rua serão determinantes, já que considera que a via parlamentar nos dias de hoje é inviável e não se pode esperar mudanças significativas que favoreçam a luta dos trabalhadores.
O ato finalizou com um enriquecedor debate onde os participantes se manifestaram profusamente. Todos os que foram mostraram ânimo a que a CNT siga organizando atos assim na cidade manchega.
Fonte: https://ciudadreal.cnt.es/2023/04/17/cronica-de-la-charla-crisis-capitalista-y-control-social/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
À beira do lago
aliso o brilho da lua
com as mãos molhadas
Eunice Arruda
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!