Uma experiência educativa na comuna libertária Urupia. Live com Thea Venturelli, dia 22/04, sábado, às 14h00, no YouTube do CCS.
Thea fez parte do coletivo anarquista “La Pecora Nera” de Verona, indo depois viver na comuna agrícola Urupia, no Sul de Itália, onde permaneceu por 26 anos.
Desde 2006, ensina crianças e jovens, participando desde 2009 da REL – Rete per l’Educazione Libertaria (Rede para a Educação Libertária). Em 2014, a comuna criou uma escola, aberta também às crianças (de 3 a 14 anos) do território. Elisée Reclus, Louise Michel e Ivan Illich são figuras permanentes de inspiração e estímulo para uma autoeducação que tenha, no encontro com a vida, a fonte principal de crescimento político, cultural, emocional e filosófico.
Em 2021, deixa a comuna e passa a viver na montanha veronesa. Continua a participar em projetos educativos com jovens e adultos, facilitando o percurso de grupos graças à sua experiência direta e à sua formação em gestalt somática.
A comuna desenvolveu um percurso educativo aberto ao território para alargar a rede de contatos e relações, difundindo práticas libertárias entre adultos e crianças.
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/10/27/italia-escola-itinerante-primeiros-passos/
agência de notícias anarquistas-ana
A jabuticabeira.
Através de líquida cortina
olhos negros espiam.
Yeda Prates Bernis
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!