
O anarquismo, apesar da multiplicidade de teorias que o podem reivindicar, baseia-se em vários princípios que podem constituir alguns denominadores comuns: a rejeição da autoridade coercitiva que exige a livre associação ou federação de indivíduos entre si; a rejeição do capitalismo e da exploração que induz à reorganização da produção; A rejeição da alienação que leva ao desenvolvimento do pensamento crítico, o primeiro passo para romper a servidão voluntária…
Diante das crises que atualmente assolam o mundo (crise do capitalismo, da representação, do meio ambiente…), o anarquismo está se tornando uma atualidade candente. As múltiplas correntes que a alimentam estão, assim, unidas em batalhas travadas em conjunto para construir a sociedade futura. O anarquismo tem hoje uma dimensão internacional marcada por experiências e ações diversas, de diferentes escalas e modalidades, mas cujo impacto está longe de ser desprezível.
De movimentos alterglobalistas a experiências revolucionárias como Chiapas ou Rojava, passando por hackers ou pelos comuns, o anarquismo exerce uma influência política que deve ser compreendida para compreender as novas dinâmicas geopolíticas.
Especialista em pensamento libertário, história do anarquismo e, em particular, Pierre-Joseph Proudhon, Édouard Jourdain é professor pesquisador em teoria política e pós-doutorando na École Polytechnique.
Resumo
– Genealogia de um movimento global
– A subversão da globalização
– A emergência de uma cultura libertária internacional
Géopolitique de l’anarchisme | Vers un nouveau moment libertaire
Édouard Jourdain
13 de abril de 2023
EAN : 9791031805856
13 x 20,5 – brochura – 176 páginas
20,00 €
agência de notícias anarquistas-ana
figos pretos
em farrapos nas figueiras
chuva de outono
Rogério Martins
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!