Este livro destaca o papel do militarismo como uma força colonial em curso. É uma coleção de histórias sobre ativistas, sua organização e suas causas, e as interconexões entre as lutas sociais separadas pela vasta extensão de Te Moana-Nui-A-Kiwa.
Inclui capítulos sobre a Doutrina da Descoberta (Tina Ngata), sobre a proteção de Ihumātao (Pania Newton, Qiane Matata-Sipu mā), sobre a organização antimilitarista na Coreia do Sul, sobre a campanha contra o treinamento militar dos EUA no Havaí e no Japão, sobre o colonialismo francês em Mā’ohi Nui e Kanaky, sobre os movimentos pacifistas coreanos em Aotearoa e na Austrália, sobre a ocupação da Papua Ocidental pela Indonésia, sobre a resistência feminista à guerra na assim chamada Austrália, sobre a história da solidariedade chinesa-māori da Nova Zelândia e sobre a jardinagem pacífica em Parihaka .
A crescente concentração militar em todo o Pacífico entrou em foco este ano. Ter qualquer influência sobre questões de guerra e assuntos internacionais pode parecer impossível, mas os movimentos de base para a descolonização e a paz são o cerne para combater esse militarismo em crescimento e abordar as questões mais urgentes da região, incluindo a justiça climática.
Peace Action: Struggles for a decolonised and demilitarised Oceania and East Asia
Autor: Valerie Morse
ISBN: 9780473634452
EDITORA: Left of the Equator Press
IMPRESSÃO: Left of the Equator Press
$ 29,99 (NZD)
leftequator.github.io
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
rajada de vento
a lua estremece
na corrente
Rogério Martins
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!