Moções aprovadas no Congresso da F.A.I. em Milão, de 20 a 21 de maio de 2023
CONTINUAMOS A LUTA CONTRA TODAS AS GUERRAS APOIAMOS E FORTALECEMOS AS LUTAS ANTIMILITARISTAS
A guerra se torna cada vez mais presente em nosso horizonte diário e o militarismo invade todas as esferas da vida social. Das escolas às universidades, dos bairros aos locais de trabalho, do campo às cidades, as estruturas militares e as infraestruturas de guerra estão cada vez mais presentes e invasivas.
Dezenas de guerras estão ocorrendo em todos os cantos do planeta, incluindo o conflito na Ucrânia, que não apenas trouxe a guerra de volta ao coração da Europa, mas também causou um enorme impulso às políticas de rearmamento em todo o mundo.
O Estado italiano, com sua participação em dezenas de missões militares no exterior e com sua indústria bélica cada vez mais florescente, apoiada por gastos militares cada vez maiores, está totalmente envolvido nessa dinâmica.
Por todas essas razões, é essencial continuar e intensificar as lutas e mobilizações que estão ocorrendo nos vários territórios, e é por isso que apoiamos fortemente o caminho da Assembleia Antimilitarista e suas próximas movimentações:
- Mobilizações articuladas nos territórios para se opor às comemorações militaristas de 2 de junho;
- Participação na assembleia nacional promovida pelo movimento Não à Base de Coltano, no dia 4 de junho;
- Participação no acampamento do movimento No Muos em Niscemi, de 4 a 6 de agosto;
- Manifestação em Turim, em 18 de novembro, contra a Cidade das Armas e o Acelerador de Inovação da OTAN na Reunião Aeroespacial e de Defesa em Turim;
- Continuação e fortalecimento da campanha de apoio político e material para desertores, renegados e oponentes da guerra na Rússia e na Ucrânia;
- Apoio às lutas territoriais contra bases e polígonos militares;
Também consideramos importante apoiar os protestos em festivais militaristas que as várias unidades do exército organizam em todo o país (tropas alpinas, paraquedistas…).
Por fim, reiteramos a importância da manifestação de 18 de novembro em Turim e nos comprometemos desde já a apoiá-la e a participar de forma significativa.
Federação Anarquista Italiana – FAI
Conferência de Milão de 21 de maio de 2023
Solidariedade
A Convenção da Fai se solidariza com as populações inundadas e com todas as realidades do movimento afetadas por essa consequência direta da mudança climática e da devastação de corpos e territórios. Comprometemo-nos a apoiar ativamente aqueles que promovem iniciativas de solidariedade a partir de baixo.
Federação Anarquista Italiana – FAI
Milão, 21 de maio de 2023
Fonte: https://federazioneanarchica.org/archivio/archivio_2023/20230521milano.html
agência de notícias anarquistas-ana
Silêncio de outono.
Nem o grito do carteiro…
cochicho de folhas.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!