Convidamos toda a comunidade de Chonchi e arredores para a primeira sessão da Série de Filmes Contra a Devastação dos Territórios, nos encontraremos no SÁBADO 17 DE JUNHO às 15 horas em @tallerislatortuga, Pedro Montt 241 (a poucos passos da igreja de Chonchi).
A série de filmes começará com o documentário “Aquí Se Respira Lucha”, de 2018, que expõe a crise socioambiental na baía de Quintero-Puchuncaví. Esse documentário foi realizado pelo meio de comunicação Resumen @resumen.cl e o Cabildo Abierto de Quintero-Puchuncaví, e registra um dos momentos do conflito com maior mobilização popular, um conflito que ainda está latente na região de Valparaíso. No final da exibição, teremos um debate para compartilhar opiniões.
Durante o mês de maio deste ano, mais de 100 estudantes foram intoxicados por gases tóxicos e material com partículas tóxicas. Durante esses dias, eles não puderam realizar suas atividades escolares devido à gravidade do ar. A luta das comunidades pela defesa da vida continua com mobilizações estudantis e populares.
Todos os dias a ordem vigente, por meio da mídia hegemônica, quer nos fazer engolir de olhos fechados o seu discurso da “ideia de progresso”, ou seja, o avanço desenfreado do capitalismo que transforma tudo o que é necessário para a vida em mercadoria, destruindo em seu caminho os ecossistemas e as possibilidades de uma vida sem suor. É contra isso que estamos levantando essa atividade aberta: para refletir coletivamente e quebrar a normalidade do desastre ambiental produzido pelas grandes indústrias-empresas.
Estamos esperando por você!
Fonte: https://lapeste.org/2023/05/chonchi-ciclo-de-cine-contra-la-devastacion-de-los-territorios-17-junio/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Profundo silêncio.
Na escuridão da floresta
Dançam vaga-lumes.
Eusébio de Souza Sanguini
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!