Sábado, 01 de julho de 2023
Neonazistas como auxiliares de polícia: era sexta-feira (30/06) pela noite em Angers. Uma manifestação contra a violência policial após a morte de Nahel foi repelida por gases lacrimogênios em uma rua do centro da cidade. Ali esperavam um grupo de neonazistas armados com porretes, barras de ferro, tacos de beisebol e sprays lacrimogênios.
A extrema-direita realiza sua fantasia de intervir no levante atual atacando militantes de esquerda. Um dos cabeças do ataque, Gaspard Beaumier, pode regressar tranquilamente ao local da extrema-direita Angevine sob proteção policial depois dos fatos. O outro líder, Jean-Eudes Gannat, fundou o grupo l’Alvarium.
O ataque em Angers constitui uma “reconstituição da liga dissolvida”. Em Angers, o grupo fascista l’Alvarium criado em 2017 por Gannat, filho do notável e antigo candidato da Frente Nacional, dispõe de um local e semeia o terror nesta cidade considerada tranquila. Agressões racistas, gritos fascistas, intimidações. Seus membros são condenados várias vezes por violências em bando.
Em novembro de 2021, o l’Alvarium se dissolve finalmente. Mas conserva seu local e prossegue suas atividades com toda tranquilidade. Conferências de extrema-direita se organizam regularmente, o l’Alvarium ataca a manifestação de 1º de maio de 2022 em Angers… E manifestantes este 30 de junho.
Os procedimentos de dissolução foram criados na década de 1930, em um contexto de ascenso do fascismo e de terrorismo de extrema-direita, para dissolver as ligas fascistas que praticam a luta armada e a violência de rua. Em princípio, se tratava de pôr fim ao terrorismo de extrema-direita. O qual não teve nenhum efeito. As dissoluções foram utilizadas contra os grupos contestatários. Atualmente, este procedimento é utilizado contra o movimento ecologista e as organizações muçulmanas.
O ataque em Angers corresponde em todos os aspectos ao delito de “reconstituição da liga dissolvida”. Mas as autoridades deixam fazer. Será o mesmo para os Soulèvements de la Terre (Levantes da Terra) se este movimento continua suas ações pelo bem comum?
>> Veja o vídeo aqui:
https://contre-attaque.net/2023/07/01/reconstitution-de-ligue-fasciste-dissoute/
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/06/28/franca-racismo-e-violencia-de-estado/
agência de notícias anarquistas-ana
selva de pedra
condor solitário
vôo triste
Manu Hawk
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!