
Sábado, 01 de julho de 2023
Neonazistas como auxiliares de polícia: era sexta-feira (30/06) pela noite em Angers. Uma manifestação contra a violência policial após a morte de Nahel foi repelida por gases lacrimogênios em uma rua do centro da cidade. Ali esperavam um grupo de neonazistas armados com porretes, barras de ferro, tacos de beisebol e sprays lacrimogênios.
A extrema-direita realiza sua fantasia de intervir no levante atual atacando militantes de esquerda. Um dos cabeças do ataque, Gaspard Beaumier, pode regressar tranquilamente ao local da extrema-direita Angevine sob proteção policial depois dos fatos. O outro líder, Jean-Eudes Gannat, fundou o grupo l’Alvarium.
O ataque em Angers constitui uma “reconstituição da liga dissolvida”. Em Angers, o grupo fascista l’Alvarium criado em 2017 por Gannat, filho do notável e antigo candidato da Frente Nacional, dispõe de um local e semeia o terror nesta cidade considerada tranquila. Agressões racistas, gritos fascistas, intimidações. Seus membros são condenados várias vezes por violências em bando.
Em novembro de 2021, o l’Alvarium se dissolve finalmente. Mas conserva seu local e prossegue suas atividades com toda tranquilidade. Conferências de extrema-direita se organizam regularmente, o l’Alvarium ataca a manifestação de 1º de maio de 2022 em Angers… E manifestantes este 30 de junho.
Os procedimentos de dissolução foram criados na década de 1930, em um contexto de ascenso do fascismo e de terrorismo de extrema-direita, para dissolver as ligas fascistas que praticam a luta armada e a violência de rua. Em princípio, se tratava de pôr fim ao terrorismo de extrema-direita. O qual não teve nenhum efeito. As dissoluções foram utilizadas contra os grupos contestatários. Atualmente, este procedimento é utilizado contra o movimento ecologista e as organizações muçulmanas.
O ataque em Angers corresponde em todos os aspectos ao delito de “reconstituição da liga dissolvida”. Mas as autoridades deixam fazer. Será o mesmo para os Soulèvements de la Terre (Levantes da Terra) se este movimento continua suas ações pelo bem comum?
>> Veja o vídeo aqui:
https://contre-attaque.net/2023/07/01/reconstitution-de-ligue-fasciste-dissoute/
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/06/28/franca-racismo-e-violencia-de-estado/
agência de notícias anarquistas-ana
selva de pedra
condor solitário
vôo triste
Manu Hawk
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?