
Por Pedras Negras | 07/07/2023
“Quando você tira um pedaço de liberdade, toda a liberdade é transferida para aquele pedaço” – Bakunin
Um “pedaço” da história anarquista moderna e da aventura das ideias libertárias na Grécia, “desapareceu”. Themis Katsoulis (1952-5.7.2023) participou muito ativamente desde a juventude em coletivos anarquistas e no projeto editorial da Διεθνούς Βιβλιοθήκης (a primeira editora anarquista na Grécia foi a “Διεθνούς Βιβλιοθήκης” fundada em 1971, durante a ditadura militar 1967-1974) e na revista Πεζοδρόμιο, onde traduziu muitos textos importantíssimos, sob o pseudónimo de Themis Michael. Em sua vida, até seu último momento, companheiros e companheiras, e seus dois irmãos mais velhos, Maria e Giorgos.
Tivemos a oportunidade de nos encontrar com Themis Michael em alguns momentos. Destacaremos um ou dois encontros aleatórios no “proletariado” da companheira especial Eugenia e uma noite na praça Mesolongio em Pagrati, alguns anos atrás, onde tivemos o prazer de trazer Raoul Vaneigem para um contato pessoal com Themis (tradutor dos textos de Vaneigem) e seu irmão Giorgos.
Em seu blog, Nikos Sarandakos escreverá sobre a morte de Themis Michael: “Aqueles que o conheceram se lembrarão dele para sempre. Ele deixou sua marca em muitas pessoas, algumas das quais podem nem perceber.”
Para muitas e muitos de nós, a inscrição do nome de Themis, nos livros que procurávamos nas prateleiras das editoras nos anos 80, era algo como a mensagem cifrada que procurávamos ansiosamente. Livros sobre Anarquia!
Anarquia e Vida, abaixo todos os exércitos!
agência de notícias anarquistas-ana
A bola baila
o gato nem olha
salta e agarra
Eugénia Tabosa
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?