27 DE JULHO EM BREST: A POLÍCIA DESPEJA O L’AVENIR (FUTURO). ESTA FRASE POR SI SÓ PODERIA RESUMIR ESSE PERÍODO.
O futuro, o que é? “Um espaço comum e não comercial, que se constrói pelos habitantes, para os habitantes”. Um lugar nascido da luta de associações e indivíduos que investiram e renovaram este espaço localizado no centro da cidade de Brest desde 2010.
Ameaçado por projetos imobiliários, L’Avenir resiste há anos às autoridades para criar um lugar de solidariedade e encontros. Construções realizadas em autogestão, em 2018 e 2019, o local faz a ligação entre movimentos e pessoas de diversas origens.
Com Macron, todos os lugares que escapam das garras do lucro e do poder estão fadados à destruição. É em pleno verão que se desencadeia assim uma operação policial para expulsar e destruir o Futuro. Desde as 6h desta quinta-feira, dezenas de pessoas defendem o local, acendendo uma grande barricada.
As forças da ordem dispararam gás e tomaram posse do local com retroescavadeiras, para demolir imediatamente algumas construções. No final da manhã, as ruas estavam vazias. Brest perde um lugar importante.
Durante o despejo, uma fileira de gendarmes [policiais] tombou como pinos, tropeçando em uma corrente pendurada entre dois postes.
Com suas máscaras de gás, as forças da ordem não enxergam bem. Portanto, recomendamos fortemente que você não coloque correntes ou cordas em seu caminho! Isso pode fazer com que eles caiam durante uma investida ou até mesmo impedi-los de prender ou mutilar alguém. Isso seria irresponsável e antirrepublicano.
>> Veja o vídeo aqui:
https://contre-attaque.net/2023/07/27/brest-quand-la-police-expulse-lavenir/
agência de notícias anarquistas-ana
As folhas secas
caem com a ventania
sobre o riacho
Antonio Malta Mitori
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!