A FACA (Federação Anarquista Capixaba) participou do encontro nacional da Rede Alerta contra os Desertos Verdes, realizado na cidade de São Mateus/ES, no dia 16 de setembro de 2023, sábado. O encontro teve o objetivo de apresentar um diagnóstico do movimento de resistência quilombola na região do Sapê do Norte e estabelecer as próximas ações.
O diagnóstico foi baseado nas declarações das representações regionais e demais organizações envolvidas no processo de retomada das terras quilombolas. Foram indicados os atuais obstáculos como a morosidade do sistema judiciário e atuação das indústrias da monocultura do eucalipto na criação de empecilhos judiciais ao reconhecimento das terras, fazendo com que as ações durem mais de 10 anos sem ter resultado definitivo. Também foi apontada a cooptação de membros da comunidade pelas empresas como estratégia para enfraquecer e minar as ações do movimento.
Como solução, foram citadas a grande responsabilidade das lideranças e a necessidade do trabalho coordenado entre as várias organizações que compõem a luta pelo reconhecimento das terras ancestrais quilombolas, sendo entendido que todas as manifestações, sejam acadêmicas ou culturais, devem fazer parte desse processo.
Também participaram representantes do MST, Rede Alerta do Espírito Santo, Mato Grosso e Bahia, Fase, World Rainforest Movement (WRM), Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e Vila Campesina.
Federação Anarquista Capixaba – FACA
federacaocapixaba.noblogs.org
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/09/29/faca-visita-o-quilombo-de-angelim-2/
agência de notícias anarquistas-ana
Mal o dia clareia
a passarada
em coro chilreia
Eugénia Tabosa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!