Convidamos você a passar a primeira tarde e noite juntos. 4 de novembro, às 16h00. Neubrückstrasse 8, Berna
Em 1989, o Infoladen na Reitschule abriu suas portas pela primeira vez. No início, ainda era chamada de “Volxbibliothek” e abrigava mais de 2.500 livros e um extenso arquivo da história do movimento de Berna. Nas últimas décadas, muitas pessoas tiveram um impacto sobre esse lugar. E agora nós – um coletivo completamente novo – assumimos o Infoladen no início de 2023. Olhando para o mundo, nosso objetivo é criar um espaço para informar, reunir e lutar juntos: pela liberdade de todos, pela vida, pela anarquia – o fim de toda opressão.
Vivemos em um mundo onde é impossível a coexistência de muitas formas de vida diferentes. Quase todos os cantos do mundo foram conquistados no decorrer de uma colonização extensa e contínua que tem suas raízes na Europa. Cada pedaço de terra, água e até mesmo espaço aéreo é atribuído a um Estado que busca dominá-lo. Os Estados são governados pelas leis do capitalismo e da propriedade privada. Os Estados são governados pelas leis do capitalismo, do patriarcado e da supremacia branca e cristã. A distribuição de poder correspondente permite que alguns acumulem riqueza excessiva às custas de todos. Os Estados ricos continuam a expandir seu poder militar, travando e fomentando suas guerras para obter acesso a mais recursos. A Terra está sendo destruída de forma descuidada, sem levar em conta as pessoas, os animais e as plantas, sem levar em conta a vida futura. O aquecimento global é um efeito colateral que traz consequências catastróficas. As pessoas que querem fugir ou migrar das áreas devastadas para os países ricos são impedidas à força ou expulsas, ilegalizadas, perseguidas e assassinadas. Aqueles que não aceitam o papel que lhes foi atribuído ou que não podem ou não querem atender às exigências desse sistema sofrem exclusão, desprezo e violência. Quem resiste tem de contar com mais opressão.
Estamos na Suíça, no centro da fortaleza. Daqui, a Nestlé privatiza a água, várias grandes corporações roubam recursos de todo o mundo e os bancos armazenam ouro e dinheiro de ditaduras e regimes fascistas em bunkers. O UBS é o grande responsável por causar crises financeiras, com as quais ele próprio lucra, a Ruag e outras empresas de armamentos produzem armas que são usadas em guerras no mundo todo, a cada duas semanas há um feminicídio e os policiais matam pessoas repetidamente, muitas vezes por motivos racistas. Mas podemos escolher de que lado da história queremos estar. Não queremos ser engrenagens funcionais desse sistema, queremos fazer parte da resistência que começou muito antes de nós e continuará muito depois de nós. Queremos fazer perguntas, encontrar soluções e agir. Queremos canalizar nossa raiva e direcioná-la para os lugares certos. Há muitas maneiras diferentes e, se nos unirmos, poderemos tentar fazer algo contra a opressão.
No Infoladen, queremos criar um ponto de encontro para nos conectarmos, aprendermos uns com os outros, discutirmos e nos organizarmos. Aqui, você encontrará livros, folhetos, informações atuais sobre movimentos e ações de resistência, medicina auto-organizada com plantas medicinais, acesso à Internet e uma caixa de correio para cartas de e para a prisão. Queremos construir e fortalecer estruturas de solidariedade que possam superar fronteiras e muros. Muitas pessoas devem influenciar e moldar esse espaço, trazendo e compartilhando suas ideias e conteúdo, com eventos, textos ou o que vier à sua mente. O espaço é auto-organizado e anti-hierárquico.
Até que todos sejam livres!
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
caminho mundo…
a treva negra
envolve tudo…
Luís Aranha
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!