
Na mente do público, a palavra “fascismo” está mais associada a fotos em preto e branco de procissões de tochas nas ruas de Berlim do que a eventos contemporâneos. Entretanto, essa ideia de dominação total do Estado sobre o indivíduo nunca foi associada a especificidades regionais e não foi derrotada em um passado distante. Não importa se as faixas dos novos fascistas terão suásticas ou Zs, pois a estética não é tão importante quanto a ideia. Os sonhos de um Estado forte, subjugando a sociedade e ameaçando todos os inimigos com força militar, ocupam as mentes de imperialistas e nacionalistas em todo o mundo.
A Europa não é, de forma alguma, uma exceção. Os partidos conservadores e de extrema direita têm um número significativo de assentos nos parlamentos europeus e uma presença visível nas ruas. Na Polônia, onde os conservadores detêm quase metade dos assentos no parlamento, a cada 11 de novembro, no Dia da Independência, a direita sai às ruas em uma demonstração de força. Essas procissões de tochas dos dias atuais são o exemplo mais brilhante do fato de que o fascismo não dorme, penetrando nas mentes dos jovens e ameaçando subjugar toda a sociedade.
Infelizmente, há pessoas no movimento democrático bielorrusso que acreditam que o papel de uma pessoa na sociedade é apenas segurar o retrato do líder e uma tocha. Os apoiadores da Junta declaram abertamente seus pontos de vista na mídia de massa, são convidados bem-vindos em eventos democráticos e, sim, são membros do “parlamento da oposição” – o Conselho de Coordenação. https://t.me/pramenby/5314.
Como anarquistas, não podemos permitir tendências autoritárias no movimento democrático e o triunfo dos populistas de direita nas ruas. Portanto, junto com nossos camaradas de outros países, sairemos no dia 11 de novembro em Varsóvia para contra-manifestar contra o fascismo de todas as cores e faixas.
Junte-se ao bloco anarquista na manifestação!
Vejo vocês nas ruas!
Fonte: https://pramen.io/en/2023/10/for-a-world-without-fascism-of-all-colours-11-november-in-warsaw /
Tradução > Contrafatual
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Árvore curvada
tentando catar folhinhas
caídas no chão.
Lena Jesus Ponte
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?