Na próxima quinta-feira, 14 de dezembro, às 19h00, convidamos você a vir à biblioteca da FAL para conhecer em primeira mão o Fundo Fotográfico Moderno do arquivo da Fundação e os avanços em seu processo de catalogação.
Essa jornada de portas abertas é destinada a todos os militantes libertários, àqueles que pesquisam tópicos relacionados ao anarquismo, ao movimento dos trabalhadores e aos movimentos sociais, a qualquer pessoa interessada em conhecer os arquivos da Fundação e, é claro, a qualquer pessoa que ame a fotografia como documento histórico ou como objeto artístico. Não é necessário fazer reserva, mas pedimos que você seja pontual para que possamos organizar a visita adequadamente.
Os positivos, negativos e postais dessa coleção navegam entre o exílio, as prisões franquistas, o intenso período da Transição e as últimas décadas do século XX, momentos em que a FAL se preocupou em trabalhar em prol de uma cultura libertária atualizada; uma cultura que está ligada ao presente, mantendo vivas suas raízes revolucionárias.
A primeira fase da catalogação dessa coleção e da melhoria de sua conservação foi possível graças ao crowfunding realizado pela Fundação no final de 2022. A catalogação completa será concluída em dezembro de 2023, quando teremos terminado o desenvolvimento das ferramentas de descrição necessárias para abrir o acesso a todos os interessados. A partir desse momento, a Coleção Fotográfica Moderna poderá ser pesquisada, embora continuemos a ampliar as descrições e a digitalizá-la para facilitar sua consulta telemática e conservação.
Para aqueles que nos visitarem na próxima quinta-feira, explicaremos quais coleções compõem esse acervo e como foi realizado o processo de catalogação. Além disso, algumas das fotografias que selecionamos por sua força, beleza ou história particular estarão em exibição durante a tarde.
Uma parte fundamental da memória gráfica do anarquismo espanhol, do exílio libertário, da Transição e da luta autônoma pode ser encontrada em nosso arquivo, agora agrupada em uma coleção fotográfica cheia de valor e significado; fotografias protegidas da repressão e da passagem do tempo graças à tenacidade de todas as pessoas que a tornaram possível.
Não perca esta oportunidade única de ver em primeira mão um dos arquivos mais valiosos da Fundação.
Estamos ansiosos para vê-lo!
Quando? Quinta-feira, 14 de dezembro
Hora? 19:00 horas
Onde? Sede da FAL em Madri. Calle Peñuelas, 41. Metrô Acacias ou Embajadores.
fal.cnt.es
agência de notícias anarquistas-ana
Lentos dias se acumulam –
Como vão longe
Os tempos de outrora.
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!