Na quarta-feira, 24 de abril de 2024, o jornalista e prisioneiro político afro-americano faz 70 anos. Até agora, o Pantera Negra teve de passar muito desse tempo atrás das grades. Por mais de 42 (!) anos, Mumia tem lutado contra o racismo, a exploração, e a guerra mesmo estando encarcerado. Como um jornalista frequentemente publicado e autor de 11 livros, ele não apenas motivou muitos dentro do sistema de encarceramento em massa dos EUA mas também tem sido uma parte crucial do movimento de abolição de todas as características da supremacia branca que têm persistido desde a escravidão. Nem sua ordem de execução nem 29 anos de confinamento solitário nem cuidados médicos completamente inadequados impediram Mumia de ser uma alta e clara “voz dos sem voz”, a voz dos oprimidos, dentro de um dos locais mais brutais da guerra social dos ricos contra os pobres.
Mesmo sob as brutas condições da vida diária na prisão, ele se doa por completo e com frequência clama pela autogestão para que prisões privadas – em outras palavras, lugares de escravidão contemporânea – e penas de morte racistas sejam finalmente abolidas. “Aqueles que não querem a guerra devem abolir o capitalismo“, ou “mais pessoas depositam suas esperanças em nós do que pensamos” – para ele e para mais de 2,14 milhões de prisioneiros nos EUA essas palavras transmitem esperança por uma vida em liberdade.
Todos sabemos que a destruição do planeta exige um modo de vida completamente diferente. A exploração capitalista da maioria das pessoas e da natureza ameaçam nos destruir a todos. O fato de que, em nações industriais, fascistas de diferentes cores hoje recebem grande apoio para prolongar essa insanidade, enfatiza a urgência: “alguns dizem que não é razoável resistir contra esse sistema violento. Eu acredito que não é razoável não fazê-lo” (Mumia Abu-Jamal).
Vamos honrar as conquistas da vida de Mumia! Juntos contra o racismo, a exploração, e a guerra!
Quarta – 24 de abril de 2024
18:00 UHR – Bicicletada em direção à embaixada dos EUA: Início no Syndikat – Rua Emser 131, 12051 Berlim – U7/S-Neukölln
20:00 UHR – Comício com ou sem bicicleta em frente a embaixada dos EUA – Praça Pariser 2, 10117 Berlim – U5/S-Brandenburger Tor
Tradução > anarcademia
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Tens frio nos meus braços
Queres que eu aqueça
O vento
Jeanne Painchaud
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!