[Espanha] CNT-AIT Astúrias contra a queima de resíduos (CSR) em La Pereda

O Departamento de Transição Ecológica, Indústria e Desenvolvimento Econômico autorizou a Hunosa a transformação da central térmica de La Pereda, que deixará de queimar carvão para fazê-lo com biomassa e Combustível Sólido Recuperado (CSR) (31% de plásticos, 13% de papel e papelão, 12% de madeira, 14% de têxteis e 30% de outros materiais).

A queima deste tipo de resíduos é altamente contaminante, acelera a mudança climática e gera problemas associados à saúde das pessoas, dos animais e das plantas.

A queima de resíduos vai em detrimento da reciclagem e da compostagem de ditos resíduos e não deixa de ser uma incineração “pela porta de trás”. A solução alternativa que propõe Hunosa não melhora nada já que queimar resíduos gera o dobro de emissões de CO2 por unidade de energia produzida que uma central térmica de carvão.

Por tudo isso é necessário mobilizar a população para deter este atentado contra a vida e o planeta.

NÃO À INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS NA CENTRAL TÉRMICA DE LA PEREDA!

Reciclar e compostar é a alternativa a curto prazo, mas o problema seguirá enquanto não se reduza drasticamente a produção de resíduos plásticos e derivados do petróleo por parte da indústria em escala mundial.

Não permitamos a destruição do planeta pelo capitalismo com a conivência dos governos e Estados.

APOIA E DIFUNDE!

POR NOSSO FUTURO!

Fonte: https://cntasturias.org/2024/05/21/cnt-ait-asturies-contra-la-quema-de-residuos-csr-en-la-pereda

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

O céu, que é perfeito,
andou jogando em seus olhos
o dom do infinito.

Humberto del Maestro