Desde julho de 2020 o companheiro anarquista Francisco Solar permanece em um regime de isolamento, primeiro na seção de Máxima Segurança no Cárcere de Alta Segurança em Santiago e logo no Módulo 2 de Máxima Segurança no Cárcere “La Gonzalina” de Rancagua.
No final de março de 2024, a Corte de Apelações ratificou sua condenação a 86 anos de prisão por diversos ataques a poderosos e repressores. O conduto regular por parte de gendarmeria assinalava que uma vez a condenação se encontre firme o companheiro deveria sair do isolamento e ingressar a outro tipo de módulo.
A razão de Estado transformada em uma vingança jurídica e penitenciária contra Francisco, pretende que o companheiro cumpra a totalidade de sua condenação neste macabro regime. Buscando algum pretexto, em abril de 2024 Francisco é sancionado por “insultar” a um funcionário durante uma busca. Desde então a gendarmeria assinalou – entre outros argumentos – que dita “falta” era um dos principais motivos para manter o isolamento.
Em meados de julho o tribunal eliminou a existência de dita “falta”, mas Francisco segue permanecendo em isolamento já por quatro anos. É de esperar que a gendarmeria tente criar outro pretexto legal para que permaneça nesse regime de castigo.
Tiremos o companheiro Francisco Solar do isolamento!
Fonte: Buskando La Kalle
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
um gato dormita
sobre o tapete da sala –
noite de inverno.
Sidnei Olívio
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!