PACTO FEDERATIVO DA UAF
A União Anarquista Federalista (UAF)¹, anteriormente conhecida como Iniciativa Federalista Anarquista do Brasil (IFA-Brasil) foi criada em 2015 na cidade do Rio de Janeiro, por proposição da Liga Anarquista do Rio de Janeiro (Liga RJ) durante o 1º Fórum Geral Anarquista.
Neste momento, nós pessoas anarquistas, enquanto coletivos decidimos trabalharmos pelo bem viver, por uma sociedade livre, um mundo sem exploração e sem opressão, com a máxima justiça social e liberdade coletiva e individual no território do Brasil, na América Latina e para toda humanidade.
Esta é uma organização federalista anarquista composta de indivíduos, núcleos, coletivos e federações locais, constituídas pelos princípios, práticas e métodos anarquistas, das exploradas e dos oprimidas. A atuação, organização e gestão da UAF são definidas e realizadas exclusivamente pelos seus integrantes. Decidimos como ferramenta deliberativa: primeiro o consenso, e na sua impossibilidade, em segundo, o voto. É direito dos associados a abstenção crítica guardando a integridade da UAF e mantendo suas posições internamente.
Reconhecemos, acolhemos e nos constituímos na diversidade das práticas, enquanto pensadoras e pensadores, princípios, estratégias e táticas anarquistas. Das diversas identidades das exploradas e oprimidas que lutam e trabalham diuturnamente por suas vidas e liberdade.
Somos sintetistas, pois consideramos que existem elementos em comum que favorecem uma organização Federalista Anarquista como: Autogestão, Ação Direta, Pluralidade de Ação, Classicismo Combativo, Apoio Mútuo, Justiça Social, Solidariedade Libertária e Liberdade, presentes em nosso cotidiano de militância e lutas. Entendemos que métodos e práticas diferentes não se anulam e nem significam dispersão, sendo na verdade a constatação da diversidade da vida numa forma social de organização que é o federalismo anarquista.
Esta União Federalista Anarquista é sediada no território dominado pelo estado brasileiro. É organizacionalmente descentralizada, autogestionária, sintetista e plural. Em suma, uma organização que acolhe a diversidade continental das suas regiões e dos povos que habitam este território; com uma população hoje estimada em aproximadamente de 220 milhões de seres humanos, com uma das maiores diversidades do planeta na sua constituição étnica.
A UAF se constituiu e desenvolverá conforme as necessidades e possibilidades existenciais e práticas de cada uma de seus indivíduos e coletivos, orientada pela solidariedade e apoio mútuo contido nesse pacto federativo anarquista.
A União Anarquista Federalista (UAF) é associada à Internacional de Federações Anarquistas (IFA), desde 2016, quando foi aceita no X Congresso da Internacional, na cidade Frankfurt, Alemanha.
Este documento, com o conjunto de textos aqui registrados, constituem o pacto federativo da nossa União Anarquista Federalista no Brasil, que pretende ser uma semente necessária para nossa organização e emancipação.
[1] Reunidos em assembleia, os coletivos filiados aprovaram, de forma unânime, a alteração do nome da organização, com o objetivo de evitar a confusão que ocorria ao confundir a IFA (Internacional de Federações Anarquistas) com a IFA-Brasil (Iniciativa Federalista Anarquista do Brasil) e vice-e-versa.
Contato: uaf@riseup.net
Blog: uafbr.noblogs.org
agência de notícias anarquistas-ana
Balanço de rede
Ao longe um rádio ligado —
Tarde modorrenta
Neiva Pavesi
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!