
São Paulo, 21 e 22 de novembro de 2024
Universidade de São Paulo
LOCAL: Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos
Casa de Cultura Japonesa
Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Subsolo, Cidade Universitária, CEP 05508-000
O Grupo de Pesquisa Anarquismo, Educação e Cultura (GPAEC) foi criado em 2024 como fruto da aproximação de professores, estudantes, pesquisadores e militantes sociais vinculados ao Diversitas (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – USP) com o intuito de refletir sobre as teorias e práticas de educação libertária na atualidade e ao longo da história.
Nosso interesse abrange as práticas de cultura e educação impulsionadas pelo anarquismo e as lutas autônomas e organização política radical, em regiões da Iberoamérica e concentra-se entre os séculos XIX e XXI, envolvendo os percursos territoriais, conceituais e políticos estabelecidos pelo anarquismo e lutas libertárias.
As pesquisas decorrentes deste grupo buscam trazer à tona perspectivas históricas, sociológicas e educacionais permeadas pelo anarquismo e por movimentos sociais e políticos autônomos, historicamente oprimidos. A perspectiva dos estudos busca contribuir para a diversidade científica, conceitual e política em transformação na universidade pública e na sociedade.
Como evento público inaugural realizaremos o I Seminário Anarquismo, Educação e Cultura entre os dias 21 e 22 de novembro de 2024 em São Paulo. Convidamos à todas pessoas que tenham interesse no tema, seja produzindo pesquisas acadêmicas ou autônomas, seja participando de iniciativas libertárias ou movimentos autônomos no campo da educação, a se inscreverem para apresentar trabalhos nas Mesas de Comunicação e Debate e travar um diálogo conosco e com o público presente.
As Mesas consistirão em sessões de apresentação de trabalhos com comentários de convidados, seguidos de debate com o público presente. Organizaremos as propostas em dois Eixos Temáticos:
EIXO 1: Educação Anarquista, Ciência e Cultura em Iberoamérica;
EIXO 2: Movimentos autônomos e educação libertária na América Latina.
>> Mais infos aqui: https://anarquismoeducacaoecultura.wordpress.com/
agência de notícias anarquistas-ana
Este álbum de fotos:
Também as traças se nutrem
De velhas lembranças
Edson Kenji Iura
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!