São Paulo, 21 e 22 de novembro de 2024
Universidade de São Paulo
LOCAL: Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos
Casa de Cultura Japonesa
Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Subsolo, Cidade Universitária, CEP 05508-000
O Grupo de Pesquisa Anarquismo, Educação e Cultura (GPAEC) foi criado em 2024 como fruto da aproximação de professores, estudantes, pesquisadores e militantes sociais vinculados ao Diversitas (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – USP) com o intuito de refletir sobre as teorias e práticas de educação libertária na atualidade e ao longo da história.
Nosso interesse abrange as práticas de cultura e educação impulsionadas pelo anarquismo e as lutas autônomas e organização política radical, em regiões da Iberoamérica e concentra-se entre os séculos XIX e XXI, envolvendo os percursos territoriais, conceituais e políticos estabelecidos pelo anarquismo e lutas libertárias.
As pesquisas decorrentes deste grupo buscam trazer à tona perspectivas históricas, sociológicas e educacionais permeadas pelo anarquismo e por movimentos sociais e políticos autônomos, historicamente oprimidos. A perspectiva dos estudos busca contribuir para a diversidade científica, conceitual e política em transformação na universidade pública e na sociedade.
Como evento público inaugural realizaremos o I Seminário Anarquismo, Educação e Cultura entre os dias 21 e 22 de novembro de 2024 em São Paulo. Convidamos à todas pessoas que tenham interesse no tema, seja produzindo pesquisas acadêmicas ou autônomas, seja participando de iniciativas libertárias ou movimentos autônomos no campo da educação, a se inscreverem para apresentar trabalhos nas Mesas de Comunicação e Debate e travar um diálogo conosco e com o público presente.
As Mesas consistirão em sessões de apresentação de trabalhos com comentários de convidados, seguidos de debate com o público presente. Organizaremos as propostas em dois Eixos Temáticos:
EIXO 1: Educação Anarquista, Ciência e Cultura em Iberoamérica;
EIXO 2: Movimentos autônomos e educação libertária na América Latina.
>> Mais infos aqui: https://anarquismoeducacaoecultura.wordpress.com/
agência de notícias anarquistas-ana
Este álbum de fotos:
Também as traças se nutrem
De velhas lembranças
Edson Kenji Iura
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!