Faz menos de um século, na Catalunha, a região mais industrializada da Espanha, se produziu uma situação excepcional e única na História Contemporânea mundial: a tentativa de golpe fascista é derrotada nas ruas de Barcelona graças à luta das massas trabalhadoras, formando-se um governo de coalizão de toda a esquerda e produzindo-se mudanças radicais nos âmbitos econômico, político, educativo e social. Apesar da guerra, da miséria, do medo, começou a construção de uma sociedade comunista democrática.
Matías Vargas Puga, Licenciado em Direito e Doutor em História Contemporânea, compila este livro que está baseado no que foi sua tese de doutorado, com muitas informações e análises detalhadas dos fatos ocorridos, que representaram, até o momento, o nível mais avançado (em uma sociedade industrial) nas mudanças revolucionárias que se produziram em todo o mundo, não unicamente no âmbito jurídico-político, mas também no econômico, sociológico, cultural e educativo.
E AQUI APARECEM, COM SEU NOME E DOIS SOBRENOMES, MUITOS DAQUELES MILITANTES QUE ESTAVAM JÁ ANOS ESPERANDO…
Ano publicação: 2024
Autor: Matías Vargas Puga
Editora: Universo de Letras
Páginas: 326
Tamanho do livro: 160×135
agência de notícias anarquistas-ana
Ah! claro silêncio do campo,
marchetado de faiscantes
pigmentos de sons!
Yeda Prates Bernis
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…