Desde 1982, o 2033-2035 do Boulevard Saint-Laurent tem sido um espaço vital para o anarquismo em Montreal (Tiohtià:ke/Mooniyang). Naquele momento, militantes libertários fundaram a “Association des espèces d’espaces libres et imaginaires” (AEELI) com o objetivo de adquirir o edifício que hoje alberga três projetos anarquistas: o espaço social autogestionado feminista e queer “Les Révoltes”, a biblioteca DIRA e a livraria “L’Insoumise”. A missão da AEELI é difundir as ideias libertárias, principalmente através do desenvolvimento de uma livraria anarquista em Montreal. Ao fundar-se a associação, a livraria levava o nome de “Librairie Alternative”, aberta em 1977. Durante os últimos vinte anos, L’Insoumise tomou relevo. Fundada em 2004, está aberta ao público seis dias por semana. E desde 2005, a biblioteca DIRA ocupa o terceiro piso do edifício.
As comunidades que frequentam este mítico edifício anarquista são numerosas. Cada ano, pessoas de todas as partes visitam tanto sua livraria como sua biblioteca. Os anarquistas aproveitam enormemente estes espaços: se organizam atividades, projeções, celebrações e festas de maneira regular.
Mas para que o 2033-2035 do Boulevard Saint-Laurent siga sendo um centro permanente, acolhedor e central para a comunidade anarquista de Montreal, é necessário realizar obras cruciais para conservá-lo e melhorá-lo. O edifício atual necessita muito cuidado e renovações importantes. A fachada, a vitrine, o muro traseiro do edifício, as janelas do segundo e terceiro piso, assim como o banheiro da livraria, requerem renovações significativas, avaliadas em mais de $200,000. No entanto, a Association des espèces d’espaces libres et imaginaires não dispõe dos fundos necessários para fazê-lo sozinha. Hoje, devemos recorrer a seu apoio.
Para garantir a perenidade deste espaço de vida, alegria, raiva, conspiração, organização, debate e intercâmbio de conhecimentos, cujos três pisos e seu célebre pátio beneficiam às comunidades anarquistas, fazemos um chamado à solidariedade. Que este centro de difusão de ideias libertárias, de todas as tendências, continue sua missão para sempre!
Pela perenidade do espaço anarquista mais antigo de Montreal!
Solidariamente,
AEELI, a livraria L’Insoumise, a biblioteca DIRA e Les Révoltes
Para doar (inglês e espanhol): http://diffusionlibertaire.org
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Sopra o vento
Segura-te borboleta!
Na pétala da flor.
Rodrigo de Almeida Siqueira
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!