[Dinamarca] De Copenhague a Atenas, ação em solidariedade aos companheiros do caso Ampelokipi

Em 31 de outubro, uma explosão em um apartamento no bairro de Ampelokipi, em Atenas, Grécia, mata instantaneamente o anarquista Kyriakos Ximitiris e fere gravemente a companheira Marianna M., que estava no apartamento no momento. Imediatamente, o Estado grego inicia uma caça às bruxas que resulta na prisão de cinco companheiros com base em evidências duvidosas e circunstanciais. Entre os cinco presos estava o companheiro anarquista Nikos Romanos, que foi processado com base em uma impressão digital encontrada em uma sacola plástica em um apartamento destruído.

Esses processos ocorrem em uma época em que o governo de direita grego enfrenta vários desafios; para citar alguns escândalos importantes, como a tentativa de encobrir a tragédia da colisão do trem de Tempi ou a vigilância ilegal de oponentes políticos, o aumento da pobreza e a deterioração da economia, a destruição constante do ambiente natural do país e a criação de um estado policial como resposta a qualquer tipo de reação ao mencionado acima. Nesse cenário, eles escolhem intencionalmente desviar o foco do público para seu inimigo interno, o movimento anarquista grego. Suas únicas ferramentas contra nossa luta por justiça e igualdade social são as notícias falsas e a violência opressiva, culminando com a acusação infundada de nosso companheiro anarquista Nikos Romanos. O ataque usual ao movimento anarquista, mas em um novo cenário surreal. Um espetáculo para o governo, resultando na destruição da vida de nosso companheiro.

É por isso que decidimos expressar nossa solidariedade aos cinco companheiros detidos, escrevendo slogans de apoio na parede da embaixada grega em Copenhague, Dinamarca. Independentemente de estarem ou não envolvidos no que são acusados, quando nos colocamos entre o Estado e aqueles que decidem se opor a ele em sua luta por um mundo melhor, nossa escolha é clara. Sempre estaremos ao lado de nossos companheiros!

De Copenhague a Atenas: Solidariedade aos 5 companheiros do caso Ampelokipi!

Anarquistas de Copenhague

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/12/04/grecia-para-meu-companheiro-kyriakos-x/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/11/22/grecia-patras-tirem-as-maos-do-militante-anarquista-nikos-romanos/

agência de notícias anarquistas-ana

Em morosa andança
Ao léu com meu ordenança —
Contemplação das flores.

Kitamura Kigin