O anarquismo explicado com simplicidade para entendê-lo desde a prática e não desde as teorias.
Este livro oferece uma introdução rápida e pedagógica, para jovens e para quem não o são tanto, às ideias anarquistas e libertárias. Sublinha, conforme a essas ideias, que as sociedades podem e devem organizar-se desde baixo, desde a autogestão e do apoio mútuo, à margem de fórmulas autoritárias. Com um foco pessoal, oferece uma visão ligada aos problemas do momento e explora temas chave como o papel da mulher, a situação dos países do Sul e a crise ecológica global, centrando-se mais nas práticas reais que nos conceitos teóricos. Inclui também um capítulo sobre a juventude de nossos dias, misturando experiências próprias, conhecimentos socialmente estabelecidos e leituras especializadas. As conclusões prestam atenção a matérias como os livros, os idosos, a realidade, nada florescente, do capitalismo e os tempos obscuros nos quais nos adentramos.
Carlos Taibo foi durante três décadas professor de Ciência Política na Universidade Autônoma de Madrid. Entre seus livros se contam ¿Tomar el poder o construir la sociedad desde abajo? (2015), Anarquismo y revolución en Rusia, 1917-1921 (2017), Libertari@s (2017), Los olvidados de los olvidados. Siglo y medio de anarquismo en España (2018), Anarquistas de ultramar (2018) y Anarquismos. Ayer, hoy y mañana (2022).
Anarquía para jóvenes
(y para quienes no lo son tanto)
Escritor Carlos Taibo
ISBN 978-84-1067-183-6
Páginas 128
14,50 €
catarata.org
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
No jardim —
Dando passeio
Vai a borboletinha.
Paulo Ciriaco
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata