O Centro de Cultura Libertária da Amazônia (CCLA) acaba de lançar a sua banquinha virtual. Destacamos a edição do livro “10 Perguntas sobre o Anarquismo” (R$ 52,00). A apresentação do livro diz:
“O primeiro lançamento de um livro realizado pelo CCLA (em parceria fundamental com a Editora Monstro dos Mares) aconteceu há pouco.
As “10 Perguntas sobre o Anarquismo” são um livro muito didático sobre a nossa práxis de luta e defende uma visão realmente internacionalista (e não euro-centrada) do nosso movimento.
Se trata da tradução da obra do companheiro francês da UCL, Guillaume Davranche, publicada pela editora francesa Libertalia e que vendeu mais de 12.000 cópias até agora.
Ou seja, é um dos livros sobre o anarquismo mais lidos na França no período atual e desde seu lançamento em 2019.
Escrevendo para diversos públicos, Davranche apresenta perspectiva detalhada das diferentes abordagens do anarquismo sobre temas fundamentais como economia, ecologia, feminismos, democracia, organização e ação. Além disso, fornece um panorama sobre perfis de militantes ao redor do mundo da Coreia ao México, da Argélia à Espanha. Ao resgatar a história de figuras que ajudaram a moldar o movimento anarquista ao longo do tempo, ampliam-se as compreensões das estratégias e impactos do anarquismo em diversos contextos revolucionários.
O texto da edição que apresentamos vem diretamente do original em francês intitulado “Dix questions sur l’anarchisme”, cujos direitos foram gentil e generosamente cedidos ao Centro de Cultura Libertária da Amazônia e à Monstro dos Mares. Desejamos que este livro se torne mais uma ferramenta de expansão do conhecimento político não apenas entre iniciantes com o intuito da autoinstrução, mas também entre quem se dedica à prática de educações abertas às dissidências.”
>> Confira a banquinha libertária virtual aqui:
agência de notícias anarquistas-ana
Preso na cascata
um instante:
o verão
Matsuo Bashô
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…