Nos últimos anos, revelaram-se as identidades reais de nove policiais infiltrados nos movimentos sociais de Madri, Catalunha e Valência.
Sobrepondo-se aos sentimentos de tristeza, raiva e medo que provoca ter um policial em suas vidas pessoais e políticas, as ativistas deram um passo à frente e se organizaram para que a atuação desses miseráveis não fique impune.
Cada vez que se descobria um novo infiltrado, as militantes trouxeram à luz seus dados pessoais, suas caras e, quando possível, seus domicílios e locais de trabalho.
Faz uns meses, os moradores da casa de La Elipa do policial Sergio Gigirey Amado descobriram, graças a uns cartazes e panfletos, que conviviam com um torturador que esteve infiltrado no coletivo de Moratalaz Distrito-14.
María Ángeles («Marian») Gómez Armendáriz, que esteve infiltrada durante 35 anos em diversas organizações madrilenhas, pode-se ver nos vídeos que gravaram passeando com seu cão ao redor de sua moradia de Aranjuez e Ramón Muñoz Fernández, infiltrado em Valência, se verá nos cartazes com sua cara quando anda pelas ruas do Prat de Llobregat.
Daniel Hermoso Pérez, infiltrado em Barcelona, e María Victoria Canillas Sánchez «Mavi», infiltrada em Madri, foram gravados nas academias de Mótoles e Chamartín que frequentam e Carlos Pérez Moreno e Ignacio José Enseñat Guerra Carlos Pérez Moreno, infiltrados em Madri e Barcelona, se sentirão pouco tranquilos em suas casas de Algarrobo (Málaga) e de Mahón (Menorca) que compraram com o dinheiro obtido maltratando nossos companheiros. Este último recebeu uma visita em seu local de trabalho por parte do coletivo Arran, na qual realizaram pichações recordando-lhe que “Infiltração é tortura, as devolveremos todas”.
Porque, como dizia uma das vítimas das infiltrações no documentário Infiltrats “O monstro está aí e o monstro é real e suas táticas são horripilantes, mas ainda assim somos valentes. E estamos trazendo à luz o que eles nunca esperavam”.
Fonte: https://www.todoporhacer.org/febrero-2025/
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/09/10/espanha-a-infiltracao-policial-e-tortura/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/09/29/espanha-as-voltas-com-os-infiltrados/
agência de notícias anarquistas-ana
Algo faz barulho —
Cai sozinho, sem ajuda,
O espantalho.
Bonchô
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata