Pré-venda do livro “Nunca Mais? – o papel da psiquiatria na colonização e no extermínio do povo palestino”

O preço atual é: R$ 35,00.

Originalmente publicado em inglês pelo grupo Campaign for psych abolition, o livro mapeia o modo pelo qual a psiquiatria funciona como um dos pilares do sionismo seja por meio de técnicas de tortura ou pela patologização da resistência ao extermínio colonial.

TRECHO:

“O massacre de Deir Yassin é amplamente conhecido como uma advertência da iminente Nakba de 1948 – a limpeza étnica na Palestina – com o fim de criar um Estado sionista. Mais de 250 pessoas foram brutalmente assassinadas e enterradas em valas comuns, fazendo com que milhares de sobreviventes fugissem de suas casas aterrorizadas pelo que estava por vir. Neste lugar de violência inimaginável, grupos sionistas tomaram as únicas casas que não tinham destruído e as converteram em instalações psiquiátricas israelenses. Existe uma analogia mais poderosa para a relação entre sionismo e psiquiatria?

O papel da psiquiatria como agente do colonialismo continua sendo obscuro. A ‘autoridade científica’ que declara que o povo colonizado é sub-humano e precisa ser civilizado desempenhou um papel intrínseco no colonialismo de assentamentos ao longo do planeta, o que inclui o projeto sionista.

Neste zine queremos contextualizar a violência psiquiátrica e médica utilizada para consolidar a ocupação israelense e declarar, de forma explícita enquanto abolicionistas da psiquiatria, nosso apoio incondicional à resistência palestina. Também é importante chamar atenção para a ascensão da cultura popular reacionária do ‘bem-estar’ que está encorajando as pessoas do núcleo imperial a se recolherem em sua covardia sob o guia do ‘bem-estar mental’. Nos recusamos a deixar que esta narrativa psiquiátrica generalizada corroa e individualize as nossas lutas”.

Título original: Psychiatry’s role in the occupation of Palestine – critical understanding of psychiatry as a pillar of Zionism, dismantling Western mental health frameworks and depathologizing resistance, por Campaign for Psych Abolition, 2024.

Tradução para o português por edições insurrectas.

outono de 2025.

Coleção de bolso GUERRA À GUERRA

Detalhes: 96 páginas / 17×11 cm

Contato: edicoes-insurrectas@riseup.net

insurrectas.com.br

agência de notícias anarquistas-ana

Saci Pererê
fuma seu cachimbo
à sombra do ipê

Carlos Seabra

Leave a Reply