
Se é triste ver a sociedade transformada em chapas de aço, ainda mais o é quando essa chapa é responsável por tantas mortes, poluição, caos e falta de espaços públicos. Estamos nos referindo ao que muitos consideram o seu melhor amigo: o carro, máquina inventada pelo homem para que este pudesse se deslocar mais rapidamente, mas que nos dias de hoje nos impedem de nos deslocarmos com a rapidez desejada.
Alternativas de transporte não faltam; mais baratos e amigos da natureza e das pessoas. Pode usar os transportes públicos nos percursos mais longos ou andar a pé nos mais curtos. Levando em conta que as pessoas não podem andar todas penduradas nos transportes públicos, vamos te propor um veículo verdadeiramente inovador, visto que gasta 0 litros de gasolina, cabe em qualquer lugar da sua casa e dispensa aqueles exercícios forçados que a sociedade midiática sugere que façamos para perdermos algumas gordurinhas. Ao andar de bicicleta perderás pelo menos dois deles, e também perderás o vício de viver num ambiente condicionado, de ficar à espera que te saiam da frente e, quiçá, de xingar os outros, seja buzinando ou usando linguagem gestual e verbal. Da próxima vez que tiveres vontade de o fazer, diga simplesmente: “Deixa o carro em casa!” e verás que se todos seguirem o teu conselho, a cidade parecerá mais um espaço social, com mais ruas só para os pedestres, ar mais puro, mais espaços verdes, mais silêncio, mais paz, mais vida.
Para cada palavra deste texto que você ler haverá de ver centenas de anúncios de carros, gasolinas, pneus, amortecedores, seguros, estradas, lava-rápidos, produtos de emagrecimento, academias, agências funerárias… O que eles querem de você? Uma coisa não querem com certeza, é que escolha a bicicleta como meio de transporte no seu dia-a-dia, e todos eles hão de queimar as pestanas para que isso não aconteça. Resta saber se você vai deixar se seduzir ou se terá força para resistir.
A mudança para uma sociedade em que as bicicletas sejam usadas pela maioria da população, pode à primeira vista parecer utopia, mas se pensarmos bem chegaremos à conclusão inequívoca de que resolveria inúmeros problemas:
- Contribuiria para aliviar o sufoco financeiro em que muitas pessoas vivem.
- Beneficiaria a saúde não só pela prática do esporte como também pela menor poluição que existiria no ar.
- Aumentaria o espaço público disponível, visto que um carro ocupa muito mais espaço de que uma bicicleta e necessita de muito maior espaço de segurança para circular.
- Levaria as pessoas a saírem mais facilmente do seu bairro combatendo-se dessa forma a solidão e depressão que se apodera de grande parte dos habitantes das grandes cidades.
- Diminuiria os acidentes e a própria pressão exercida nos pedestres pelos carros cujos motoristas muitas vezes se julgam donos do mundo.
- Contraria a ostentação de riqueza que é cada vez mais apanágio daqueles que tem de recorrer a coisas materiais para tentar convencer os outros de que têm valor.
LUTE E PEDALE!
agência de notícias anarquistas-ana
Ciclistas passam
refletidos, com imagens
nas poças de lama.
Clenio Salviano
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata