
Novo Prêmio para Melhor Cineasta Indígena Anunciado
Os povos indígenas estão entre os mais afetados pela mineração de urânio e pela indústria nuclear em geral. No entanto, até agora, apenas alguns cineastas indígenas abordaram essa questão. Por isso, o International Uranium Film Festival anuncia um prêmio especial para estimular a produção de filmes indígenas sobre energia nuclear, armas nucleares, resíduos nucleares, mineração de urânio e suas consequências.
Para lembrar e homenagear o músico, dançarino tradicional, artista, cineasta e anarquista indígena Diné (Navajo) Klee Benally, que faleceu aos 48 anos em 30 de dezembro de 2023, no Arizona, o prêmio recebe o nome de “Klee Benally Earth Protector Award”.
Klee é originário de Black Mesa e dedicou quase toda a sua vida às linhas de frente das lutas pela proteção das terras sagradas indígenas. Ele se destacou especialmente na defesa contra a mineração de urânio e pela limpeza das mais de 500 minas de urânio abandonadas que continuam a contaminar o território da Nação Navajo. Em seu último livro, “No Spiritual Surrender: Indigenous Anarchy in Defense of the Sacred”, ele escreve: “Se a história é escrita pelos conquistadores, ela será reescrita por aqueles que se recusam a ser conquistados.”
O “Klee Benally Earth Protector Award” oferece um prêmio em dinheiro de US$ 1.000, doado por um coletivo de indivíduos de base. Ele será entregue pela primeira vez no próximo Window Rock International Uranium Film Festival, no Museu da Nação Navajo, nos dias 13 e 14 de novembro de 2025.
Cineastas e produtores estão convidados a enviar seus filmes para o International Uranium Film Festival para concorrer ao prêmio e para exibição no Window Rock. O prazo para envio dos filmes é 17 de agosto de 2025.
Contato
International Uranium Film Festival
orbert Suchanek & Márcia Gomes de Oliveiranorbert.suchanek@uraniumfilmfestival.org
uraniofestival@gmail.com
uraniumfilmfestival.org
Tradução > Contrafatual
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/04/09/eua-video-queremos-ser-livres-uma-entrevista-com-klee-benally/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/04/08/eua-klee-benally-anarquista-defensor-da-terra-e-musico-dine-que-escreveu-um-livro-sobre-a-anarquia-indigena-morre-aos-48-anos/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/03/01/eua-lancamento-sem-rendicao-espiritual-anarquia-indigena-em-defesa-do-sagrado-de-klee-benally/
agência de notícias anarquistas-ana
portas batendo
fugindo da chuva
o vento
Alonso Alvarez
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…