
Roma, 31 de março de 2025
Poucas pessoas no mundo, hoje em dia, encarnam o Mal absoluto como o infame empresário e bilionário tecnocrata Elon Musk. Seria redutivo, no entanto, considerá-lo apenas um “vilão” clássico de desenho animado, um personagem que até lhe cairia como uma luva, sem perceber que esse indivíduo desprezível é apenas produto de um sistema econômico e social que marcha rumo à autodestruição, e cujos objetivos expansionistas ele simboliza perfeitamente.
Com sua entrada oficial no campo da política, isso tudo se exemplifica em sua servilidade a Trump, que o colocou na linha de frente da ofensiva reacionária, imperialista, sexista e supremacista em curso nos Estados Unidos. Especificamente, como recompensa por seu apoio bilionário à campanha eleitoral, o recém-eleito presidente concedeu ao seu favorito do Dark MAGA a liderança do DOGE, um órgão ad hoc que rapidamente se ocupou de cortes e reformas destinados a afetar direta ou indiretamente aquela parcela da população que a nova elite reconhece como “excedente”.
Quanto às empresas que ele comanda ou fundou, há muitos exemplos a citar:
A Neuralink é uma startup que visa criar um sistema de interfaces neurais que conectem o cérebro humano à inteligência artificial; Musk afirma ter implantado seu primeiro chip cerebral, chamado *Telepathy*, em janeiro de 2024. O sonho transumanista que se torna realidade: a utopia da supressão dos componentes “defeituosos” da humanidade por meio da integração homem-máquina, a criação das engrenagens eficientes das quais o capitalismo tecnocrático sempre precisou, e sempre precisará.
A OpenAI, empresa fundada por Musk como um laboratório de pesquisa em inteligência artificial, produziu o primeiro chatbot famoso da história: o ChatGPT. Após abandonar sua liderança devido a um possível conflito de interesses com seu papel no desenvolvimento de IA para carros autônomos da Tesla em 2023, Musk fundou uma startup rival, a xAI, cujo objetivo declarado é treinar um chatbot de IA generativa (Grok) que aprenda automaticamente a responder de forma racista, em oposição à “cultura woke”, da qual o ChatGPT seria expressão. Por meio da xAI, Musk adquiriu recentemente a própria plataforma X, antigo serviço de mensagens instantâneas conhecido como Twitter, um exemplo claro do uso das redes sociais como ferramenta de manipulação algorítmica da opinião pública para os propósitos políticos mais vis, além de revelar de forma incontestável o uso das redes sociais como fonte inesgotável de dados para o consumo das Big Techs de IA.
Sem esquecer da SpaceX e suas (aparentemente insanas) perspectivas de colonialismo interplanetário, que lançam as bases para a continuidade do saque de recursos, necessidade permanente do sistema, mesmo quando as reservas do planeta Terra estiverem esgotadas: uma empresa que, no momento, parece estar se tornando mais rica e poderosa que a própria NASA. Seu produto mais conhecido é o sistema de satélites Starlink, que, além de entulhar a órbita baixa da Terra com lixo tecnológico, busca garantir conexão à internet mesmo na ausência de infraestrutura terrestre. Essas constelações artificiais, portanto, estão se tornando uma ferramenta essencial para exércitos em teatros de guerra; a Starlink prospera fornecendo seus serviços aos exércitos da Ucrânia e de Israel, tornando-se cúmplice de massacres e genocídios presentes e futuros.
Por fim, encerramos com a Tesla, a famosa empresa de carros elétricos hiper-tecnológicos, símbolo de status por excelência dos tecnofascistas ricos de todas as latitudes, emblema da mentira ecológica que busca eletrificar o planeta, destruindo-o de forma definitiva em nome do lucro. A própria Tesla, com suas 8 câmeras contínuas em cada carro e dispositivos interconectados para condução automática (futura), somada ao trabalho das empresas menos conhecidas de Musk, Hyperloop e The Boring Company (respectivamente voltadas ao desenvolvimento de um sistema de transporte futurista de alta velocidade e à escavação de túneis subterrâneos para reduzir o tráfego), participa do plano totalitário de controle urbano das Smart Cities: um projeto distópico que, graças ao desenvolvimento das infraestruturas digitais, pretende transformar a vida urbana em um fluxo constante de dados.
Tecno-fascismo, transumanismo, inteligência artificial, conquista espacial, guerra, vigilância tecnológica e destruição do planeta: precisamos de mais motivos para atacar os interesses de Elon Musk em qualquer lugar e a qualquer hora?
Por essas e muitas outras razões, na noite entre 30 e 31 de março, decidimos também dar boas-vindas à primavera, numa noite fria… aquecida pelo fogo de 17 carros na única concessionária da Tesla em Roma. Porque nós reivindicamos ser aquelas falhas que projetos como os de Musk querem erradicar.
Num mundo de cabos de fibra ótica e torres de alta tensão, plantemos a semente da rebelião, pois a única coisa que realmente faz sentido, diante do cenário que se avizinha, é lutar com unhas e dentes, até o último suspiro, pela liberdade.
Porque o único Tesla de que gostamos é aquele que queima… E como queima bem!
Solidariedade com os presos anarquistas de todo o mundo, contra toda jaula e contra o infame 41-bis!
Anna, Alfredo, Stecco, Giulio, Ghespe, Tonio, Juan, Daivid: estamos ao lado de vocês!
Kyriakos vive no fogo de nossas ações!
Tradução > Contrafatual
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/03/27/alemanha-bem-vindo-a-primavera-queime-um-tesla/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/03/12/locais-da-tesla-sao-alvos-de-coqueteis-molotov-nos-eua-e-na-europa/
agência de notícias anarquistas-ana
Até mesmo o céu
Embriagado pelas flores?
Nuvens cambaleantes.
Nonoguchi Ryûho
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…