
Em 11 de maio, às 20h, Maria Rakhmaninova, editora da Akrateia, PhD em Filosofia, fará uma apresentação de seu livro “Anarquismo e Filosofia da Educação. Experiência Pós-Soviética” em Yerevan, no espaço Мама джан (Spendiaryan 5).
O livro é a primeira coleção de entrevistas com educadores libertários no espaço pós-soviético e oferece ao leitor um panorama das experiências de várias práticas educacionais, desde a pedagogia da primeira infância até a educação universitária. Graças às muitas obras traduzidas que apareceram em russo nos últimos anos, não é segredo hoje que a tradição da educação anarquista tem uma extensa geografia, um rico corpo teórico e uma história impressionante. Em muitas regiões do mundo, esse campo do pensamento e da prática social vem sendo desenvolvido há muito tempo e de forma intensa. Para o mundo pós-soviético, esta tentativa de resumir a experiência contemporânea da educação libertária é a primeira. O livro explora as trajetórias de sua formação nos contextos tensos dos mundos pós-soviéticos e as possíveis direções para pesquisas futuras.
A coleção estará disponível para compra na reunião.
agência de notícias anarquistas-ana
Cigarras em coro
Ecoam no cemitério
Quebrando o silêncio.
Neide Rocha Portugal
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…