[França] O Centro Internacional de Pesquisa sobre o Anarquismo de Marselha

O CIRA (sigla em francês) foi fundado em Marselha em 1965 por um grupo de ativistas anarquistas, entre os quais estava René Bianco (1941-2005).
 
Originalmente, era uma filial do CIRA de Lausanne, fundado em 1957. Posteriormente, o CIRA de Marselha tornou-se autônomo.
 
Desde sua criação, o CIRA passou por diversas sedes. Por muito tempo, ficou abrigado em um porão úmido, onde os documentos corriam risco de deterioração. Graças a Émile Temime (1926-2008), conseguiu ocupar um espaço maior na rua dos Convalescentes, mas acabou sendo despejado em 1989. Em 1991, realocou-se em um novo local na rua Santo Domenico, antiga sede de uma igreja armênia que precisou ser restaurada. Permaneceu lá até dezembro de 2011, quando a prefeitura de Marselha rescindiu seu contrato de aluguel. Com a criação de um fundo coletivo há cerca de dez anos, a venda de barris de vinho e um apelo à solidariedade, finalmente foi possível comprar e reformar um espaço na rua Consulado. Desde janeiro de 2012, o CIRA está localizado nesse endereço.
 
O CIRA faz parte da Federação Internacional de Centros de Estudos e Documentação Libertária (FICEDL), que se reuniu pela última vez em Saint-Imier (Suíça) em 2023. É independente de qualquer organização política ou sindical, o que não o impede de participar de ações solidárias.
 
Seu principal objetivo é coletar, classificar e arquivar tudo relacionado ao anarquismo. Seu acervo possui aproximadamente 10.500 livros (9.200 em francês, 540 em espanhol, 360 em italiano, 300 em inglês) e 5.000 folhetos. Esses documentos foram escritos ou publicados por anarquistas, ou têm relação com o movimento e suas ideias. Assim, há tanto obras favoráveis quanto contrárias ao anarquismo, além de biografias e escritos de pessoas que foram anarquistas em algum momento da vida. O CIRA também guarda arquivos pessoais de militantes, cartazes, filmes, documentos iconográficos (fotos, postais), materiais digitais, trabalhos acadêmicos (300) e arquivos biográficos.
 
Cerca de 1.700 periódicos são enviados por editores e arquivados (1.400 em francês). O CIRA mantém um diretório com 3.212 publicações anarquistas em língua francesa entre 1850 e 1993. Os documentos estão em cerca de 20 idiomas, principalmente francês, espanhol, italiano, inglês e alemão.
 
A biblioteca de empréstimos é mantida por doações e parcerias com editoras (centenas de títulos por ano). A digitalização do catálogo começou em 2000 e segue em andamento, disponível online. Um catálogo físico de fichas também pode ser consultado no local.
 
O acervo é aberto ao público de forma gratuita para ativistas, estudantes, pesquisadores, jornalistas ou curiosos. Pedidos de informação são respondidos por e-mail, desde que a pesquisa não seja muito extensa.
 
Publica um boletim (46 edições até hoje), com temas variados: desde panoramas das coleções até números temáticos, como o Congresso de Marselha de 1879, a Segunda Guerra Mundial sob a perspectiva anarquista, biografias de militantes e o anarquismo na Argentina. Complementam o boletim uma Bibliografia Anarquista Anual (desde 1990) e um informativo bimestral (desde 1999). Como editora, o CIRA publicou dois livros em parceria (sobre Han Ryner e André Arru) e 18 calendários (desde 2008).
 
O CIRA organiza palestras, debates, exposições e encontros com autores. Em 2024, temas incluíram o genocídio dos ciganos, o “cerdolí” (hibridação animal), o populismo e a economia libertária. Colabora e promove colóquios, como Cultura Libertária (Grenoble, 1996) e Alexandre Marius Jacob (2005).
 
Organizou a Feira do Livro Anarquista de Marselha (FLAM) em 2003, 2010 e 2015, além de participar de eventos editoriais.
 
Em 1989, parte do acervo (1.750 periódicos, 2.000 cartazes) foi depositada no Arquivo Departamental de Bouches-du-Rhône, em Marselha, onde está disponível para consulta.
 
O CIRA tem mais de 230 membros, de várias regiões da França e outros países. Administrado coletivamente por um conselho eleito, sustenta-se principalmente pelas contribuições dos associados (mínimo de €30/ano). Membros podem emprestar livros.
 
Informações práticas:
 
Endereço: Rua Consulado, 50, Marselha (13001), próximo à estação Saint-Charles e La Canebière.
Horário: Segunda e quarta, 15h–18h30; sexta, 10h–16h. Fora disso, agende por e-mail (cira.marseille@gmail.com) ou telefone (+33 09 50 51 10 89).
Site: https://www.cira-marseille.info.
 
Fonte: redeslibertarias.com
 
Tradução > Liberto
 
Conteúdo relacionado:
 
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/08/02/franca-o-cira-marselha-cresce/
 
agência de notícias anarquistas-ana
 
tantos outonos
em uma paisagem
chuva nos pinheiros
 
Alice Ruiz

Leave a Reply