
Histórico
Ignacio Córdoba Cruz é um companheiro rapper, punk, anarquista, defensor do território e solidário com os desaparecidos e com as lutas sociais, que atua há mais de uma década em diferentes movimentos de resistência contra o poder, criando laços de camaradagem e resistência. Em 5 de junho de 2015, no âmbito das mobilizações pelos desaparecidos de Ayotzinapa e da ampla convulsão social que estava ocorrendo em todo o México, ele foi vítima, juntamente com outros colegas estudantes da Universidade de Veracruz, de uma agressão para-policial orquestrada pela SSP de Veracruz, na qual, por meio de infiltração, um grupo de capangas entrou no apartamento onde estava sendo realizada uma festa de aniversário e atacou brutalmente os estudantes com bastões, facões e outras armas, deixando uma cena terrível de tortura, sangue, ossos quebrados, vidros estilhaçados e sofrimento. O Estado, por meio da SSP, tentou assassiná-lo e, desde então, ele vem sofrendo anos de perseguição policial por suas convicções e ações políticas.
Atualidade sobre o caso
Em 15 de maio de 2025, durante a marcha em repúdio à homenagem a Fidel Herrera Beltrán, em que a imprensa informou que não houve prisões, o companheiro Ignacio Córdoba Cruz foi ilegalmente detido pelas forças de segurança pública por volta das 12:00 da tarde e mantido desaparecido por mais de 9 horas. Sua detenção nunca foi registrada no Registro Nacional de Detenções, mais uma vez violando seus direitos. Durante todo o período de sua busca, todas as instituições policiais ocultaram o paradeiro e a situação legal de Ignacio Córdoba Cruz. Até que por volta das 22 horas da noite, soube-se que ele estava na Procuradoria Geral do Estado, na Direção Geral da Polícia Ministerial, onde apresentava sinais de tortura. Diante disso, não temos dúvidas de que o Estado está tentando criminalizar nosso companheiro Ignacio Córdoba Cruz e que o atual governo de MORENA continua aplicando as mesmas políticas de terrorismo de Estado e perseguição de ativistas sociais dos governos anteriores.
Exigimos total respeito aos seus direitos, ao devido processo legal e responsabilizamos o governo de Rocio Nahle pela integridade de Ignacio Córdoba Cruz e por qualquer ato de intimidação, repressão ou perseguição à sua família, amigos, companheiros e pessoas solidárias ao caso.
Liberdade imediata para Ignacio Córdoba Cruz!
Parem com a criminalização do protesto social!
Que a solidariedade seja mais do que palavras!
Fazemos um apelo internacional de solidariedade ao nosso companheiro!
Atenciosamente.
Companheiros Solidários com Ignacio Córdoba Cruz / Xalapa Veracruz, 16 de maio de 2025
Notas da imprensa.
https://www.avcnoticias.com.mx/noticias-veracruz/xalapa/366313/marcha-anti-homenaje-a-fidel-herrera-termina-en-pintas-da-os-y-tensi-in-con-guardia-nacional.html
https://www.avcnoticias.com.mx/noticias-veracruz/xalapa/366327/exigen-aparici-in-del-activista-ignacio-c-irdoba-cruz-tras-presunta-detenci-in-en-xalapa.html
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/05/15/mexico-manifestacao-anti-homenagem-contra-fidel-herrera-beltran/
agência de notícias anarquistas-ana
ao vento de outono
a sineta de ferro
subitamente toca!
Dakotsu
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…