
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou nesta segunda-feira (19/05) um plano de prevenção a emergências proposto pela Petrobras como parte de seu projeto para prospectar petróleo na bacia da foz do rio Amazonas, em águas profundas do Amapá.
Para Suely Araújo, coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima, uma organização da sociedade civil, a decisão do Ibama desta segunda-feira é “pontual, mas traz todas as evidências de que essa licença sairá”.
Ela acredita que o licenciamento deve ser aprovado ainda neste ano.
“É uma decisão relevante considerando os documentos mais recentes do processo”, disse Araújo à BBC News Brasil por telefone, lamentando a aprovação da nova etapa, devido a preocupações com seus impactos sociais e ambientais.
“Daquilo que o Ibama tinha listado nas últimas demandas para Petrobras, parece que falta pouca coisa.”
A próxima e última etapa do processo envolverá vistorias e simulações no local para verificar como a petrolífera responderia em caso de uma emergência. Por exemplo, será testado o resgate a animais afetados pelo derramamento de óleo.
Suely Araújo, falando em nome do Observatório do Clima, diz que vários elementos não foram analisados de forma satisfatória pelo Ibama.
“A região é bastante frágil, não estudada, principalmente em relação ao grande sistema recifal. Não há no processo avaliações consistentes sobre os efeitos de um eventual acidente sobre o sistema recifal”, aponta.
“O bloco 59 é como uma porteira, que é isso que a Petrobras quer. É isso que o setor de energia do governo quer. É uma porteira que vai ser aberta para facilitar o licenciamento de muitos outros blocos na bacia sedimentar da foz do Amazonas”, acrescenta a ambientalista, criticando que projetos de exploração de petróleo estejam avançando em meio à crise climática.
Fonte: BBC News Brasil
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/05/08/vamos-perfurar-baby-diz-presidente-da-petrobras-sobre-petroleo-na-margem-equatorial-e-no-amapa/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/25/os-karuanas-nao-querem-petroleo-e-ele-o-maior-vilao-na-aceleracao-da-crise-climatica/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/11/29/petroleo-na-foz-do-amazonas-lucro-para-poucos-devastacao-para-todos/
agência de notícias anarquistas-ana
No azul do mar
golfinhos saltam –
parecem brincar
Eugénia Tabosa
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…