[Alemanha] Maja encerra a greve de fome

Hoje, 14 de julho de 2025, Maja encerrou sua greve de fome após 40 dias. Maja está gravemente enfraquecida. Sua frequência cardíaca chegou a cair para 30 em alguns momentos. Foram considerados possíveis desmaios e até paradas cardíacas, e temia-se por danos irreversíveis aos órgãos.
 
Até o último momento, as autoridades húngaras ignoraram o pedido de Maja para voltar para casa. Até mesmo a transferência para prisão domiciliar foi negada. Mesmo no hospital da prisão, Maja permaneceu em completo isolamento 24 horas por dia.
 
O pai de Maja, Wolfram Jarosch, afirma:

“O Tribunal Constitucional Federal determinou que a extradição viola o direito fundamental garantido pelo artigo 4º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (proibição da tortura). Essa violação dos direitos fundamentais já dura mais de um ano. Desde então, meu/minha filh tem sido torturad psicologicamente através do isolamento. Na Hungria não há um julgamento justo, mas sim uma espécie de farsa judicial. França e Itália se recusaram a extraditar para a Hungria. Giorgia Meloni se envolveu pessoalmente no caso de Ilaria Salis, em situação semelhante. O senhor Wadephul afirmou que agora quer finalmente defender também Maja. Agora esperamos os resultados. O Estado de Direito precisa ser restaurado; Maja deve voltar para a Alemanha!”
 
Após quase seis semanas em jejum, Maja precisa voltar a se alimentar lenta e cuidadosamente para evitar os sintomas potencialmente letais da síndrome da realimentação.
 
Como Comitê de Solidariedade, família de Maja e apoiadores, estamos orgulhosos de Maja. Com força incrível, espírito de luta e determinação, mesmo sendo mantida em isolamento em um país estrangeiro, Maja perseverou e atraiu atenção tanto nacional quanto europeia.
 
A luta por justiça continuará. Não abandonaremos Maja e não pararemos até que ela esteja novamente conosco.
 
Maja e nós gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão a todxs que nos apoiaram – emocional, moral, política e concretamente. Essa solidariedade em ação é o que nos dá força.
 
Comitê de Solidariedade pela Greve de Fome de Maja
 
Tradução > Liberto
 
Conteúdos relacionados:
 
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/07/08/suica-manifestacao-em-apoio-a-maja/
 
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/07/07/europa-acoes-de-solidariedade-com-maja-t-antifascista-em-greve-de-fome/
 
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/07/03/hungria-a-antifascista-maja-esta-hospitalizada-esta-em-greve-de-fome-ha-um-mes-contra-sua-prisao/
 
agência de notícias anarquistas-ana
 
fecho um livro
vou à janela
a noite é enorme
 
Carol Lebel

Leave a Reply