[Espanha] Jo Solana denuncia as misérias do capitalismo em “O Fugitivo”

O barcelonês Joan Solana é um dos cantores históricos do punk barcelonês dos últimos 40 anos. Em 1986, fundou a banda Juan Piquete y los Mataesquiroles e, nos anos 90, liderou o Datura Bruising Show. Nos últimos anos, iniciou o projeto solo Jo Solana, com um formato mais próximo da canção, mas que mantém a sonoridade do folk-rock, do blues e do country.
 
“El fugitiu” (O fugitivo) musica o poema homônimo de Miquel Martí i Pol para mergulhar nas dificuldades da falta de moradia e em um dos paradoxos mais inexplicáveis da legislação atual: ser perseguido por ter negado um direito básico como o acesso à moradia. Além disso, Jo Solana dá ao poema uma sonoridade que oscila entre o folk-rock americano, o blues e o country, com o apoio do violino de Clàudia Segarra e do contrabaixo de Raúl Bruna.

A música foi gravada em 2021 por Carles Molet e NK Produccions e conta com um videoclipe ilustrado e animado por El Bellotero. “El Fugitiu” é a prévia de Memòria, o novo álbum de Jo Solana que musicará poemas de vários escritores catalães, como Josep Maria de Sagarra e Rosa Maria Grau Amorós. O álbum será lançado pela Kasba Music.
 
>> JO SOLANA – “El Fugitiu” (Videoclipe Oficial):
 
https://www.youtube.com/watch?v=BMnancNeCFE
 
agência de notícias anarquistas-ana
 
Seleção de sementes —
A família camponesa
em volta da mesa.
 
Cyro Mascarenhas

Leave a Reply