
Aqui, faz 54 anos, Hebert Nieto era assassinado pelo Estado, Estado que em cumplicidade com os ricos e poderosos arrebataram a vida de um lutador social, um companheiro. Ele, em um gesto de solidariedade, vinha para colaborar com os estudantes da Escola de Construção IEC, que construíam salões para um sistema educativo que assim como agora está a serviço do mercado.
Renegamos o vitimismo, Hebert não era uma vítima, lutava por uma ideia e isso foi o que o levou à morte. Morte que pretendia ser exemplo para o movimento revolucionário e qualquer um que desafiasse o poder ou a ordem estabelecida, mas longe de amedrontar as pessoas, pelo contrário. Os gestos de solidariedade se multiplicaram, essa mesma noite se levanta uma barricada na Plaza Libertad. Nos dias seguintes se replicam as ações em diversos departamentos do interior e de seu sepultamento participaram mais de 100.000 pessoas.
Hoje estamos aqui mantendo ativamente a memória do companheiro, entendendo que a revolução não é coisa de ontem, que o anarquismo não é uma ideia melancólica do passado fica demonstrado nas mãos que hoje o põem em prática. Em tempos onde o sistema nos satura de informação, onde o chamado à desmobilização é constante, onde as marchas são uma procissão com garrafa térmica e mate, onde tratam de silenciar nossos companheiros atrás das grades das prisões. Nós seguimos nos negando a vegetar em vida.
Entendemos que há que pensar fora da caixa, que hoje mais do que nunca é necessário multiplicar as ações contra as estruturas do Estado-Capital. Joguemos abaixo as grades da sociedade carcerária e de todas as jaulas. Fortaleçamos as ações de solidariedade e apoio mútuo.
Herbert Nieto, tua morte será vingada.
Morte ao Estado e viva a anarquia!
*Proclama lido na marcha de ontem (24/07), na Escola de Construção IEC.
>> Mais fotos: https://periodicoanarquia.wordpress.com/2025/07/25/fotos-y-proclama-de-la-marcha-a-54-anos-del-asesinato-de-hebert-nieto-mes-de-memoria-combativa/
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/07/22/uruguai-marcha-a-54-anos-do-assassinato-de-hebert-nieto/
agência de notícias anarquistas-ana
Relâmpago —
Ontem a leste,
Hoje a oeste.
Issa
Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!
segue a página: https://urupia.wordpress.com/
Como ter contato com a comuna?
entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br
Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!