
Estamos ante um ensaio histórico, enriquecedor tanto para estudantes como para qualquer pessoa ávida por conhecer a complexidade e transcendência dos processos nele desenvolvidos.
Seguindo uma divisão territorial apresenta o período do colonialismo de finais do século XIX e detalha a atuação das potências industriais sobre tantas terras até então alheias às lógicas do domínio capitalista que acaba empurrando ao mundo, de maneira inabalável, até a Primeira Guerra Mundial.
Após décadas de exploração e subjugação, depois da Segunda Guerra Mundial, estes povos começam a liberar-se do jugo imposto pelas potências imperialistas de diversos modos: alguns se veem influenciados pelo contexto de Guerra Fria e seus antagonismos, outros pretendem uma emancipação autônoma não alinhada, no desenvolvimento da descolonização.
Trata-se, por fim, de um percurso pela geografia do conflito do mundo contemporâneo na periferia dos sistemas, atendendo às referências da resistência anticolonial. Um esboço histórico que nos conduz até a atualidade em muitos destes processos inconclusos.
Inclui uma eloquente seleção de fontes históricas e propostas didáticas que nutrem a aproximação a esta sugestiva realidade de povos e modelos na luta por sua liberação.
PROCESOS DE COLONIZACIÓN Y DESCOLONIZACIÓN. Apuntes históricos y recursos didácticos.
Julián Vadillo Muñoz
Volapük Ediciones, mayo 2025
288 páginas, 20×13
978-84-126537-2-4
16 euros
volapukediciones.blogspot.com
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
A flor
Sussurra ao vento
Sem aroma.
Maria Helena Camargo
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.
Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!
segue a página: https://urupia.wordpress.com/
Como ter contato com a comuna?